Já sentiste a sensação de ter arrepios quando ouves aquela música especial? Talvez à noite quando estás a ouvir o Oceano Pacífico, e toca aquela música que gostas mesmo muito, ou quando vais a um concerto do teu músico preferido e ela canta uma canção que achas especial? Ter sensações como arrepios ou sentir um nó na garganta quando se ouve uma determinada música é um fenómeno raro e único.


Se te sentes assim quando ouves algumas músicas, o teu cérebro pode ter uma estrutura diferente da das outras pessoas. De acordo com um estudo publicado no Scientific Cognitive and Affective Neuroscience, as pessoas que têm estas sensações possuem um maior volume de fibras que ligam seu córtex auditivo às áreas associadas ao processamento emocional, o que significa que as duas áreas se comunicam melhor. Catita, heim?

Matthew Sachs, o estudante de doutoramento responsável pelo estudo, descobriu que aqueles que conseguiram ter uma ligação emocional e física à música têm diferentes estruturas cerebrais do que aqueles que não o conseguiram fazer.

Sachs, que estuda no USC Dornsife Brain and Creativity Institute, afirma mesmo que a depressão causa incapacidade para sentir o prazer das coisas do dia a dia e a música pode ajudar bastante.

Agora já sabes. Quando estiveres a ouvir o Oceano Pacífico e sentires um nó na garganta... pode ser da música que o Marcos André pôs a tocar.