A Academia Portuguesa de Cinema anunciou que o filme “São Jorge”, de Marcos Martins, é o candidato de Portugal a uma nomeação para Óscar de melhor filme estrangeiro.

Para além desta candidatura, a longa-metragem de Marcos Martins foi também submetida à possível nomeação de melhor filme ibero-americano nos Prémios Goya, em Espanha.

O filme “São Jorge” estreou nos cinemas portugueses em março deste ano e conta a história de Jorge, um pugilista, desempregado, que aceita trabalhar numa empresa de cobranças difíceis para pagar as suas próprias dividas e para tentar que a mulher e o filho não emigrem.

O filme conta com atores profissionais como Nuno Lopes, José Raposo, Mariana Nunes, Gonçalo Waddington e Beatriz Batarda, mas também alguns “figurantes”, a quem é dada voz para falar sobre crise, desemprego e falta de dinheiro.

Antes de chegar aos cinemas portugueses, o filme teve estreia mundial no verão de 2016 no Festival de Cinema de Veneza, onde Nuno Lopes foi distinguido como melhor ator.

Em declarações à agência Lusa, Marco Martins explicou na altura que quis fazer "um documentário mascarado de ficção", a partir de muita pesquisa sobre pugilismo, clubes de boxe e sobre os efeitos da crise económica no país.

A 90.ª cerimónia dos Óscares está marcada para 4 de março de 2018 enquanto a cerimónio dos prémios dos Goya vai realizar-se antes, a 3 de fevereiro de 2018.

No ano passado, o candidato de Portugal a uma nomeação para ambos os prémios foi "Cartas da Guerra", de Ivo M. Ferreira.