Se és daquelas pessoas que não gosta de andar mal vestida, estamos contigo! Se também tens uma cena com viajar de avião e ir, desde que seja ir, também estamos contigo.

Infelizmente, andar de avião nem sempre combina com as últimas tendências da moda. Por uma questão de conforto, e até de saúde e segurança, é necessário fazer concessões no que toca ao que vestir e calçar. Sobretudo quando se vai em económica, em voos de longo curso.

Sabemos que sabes, mas nunca é demais lembrar. Aqui ficam algumas coisas que nunca deves usar quando fores viajar de avião.


1. Sapatos pouco práticos

Esta parece óbvia. Porém, às vezes, lá se vê alguém a cambalear no corredor do avião. E não é por causa da turbulência. Apesar da foto apresentar umas belas sandálias femininas, com um jeitoso salto, esta recomendação vale também para os homens. Sim, eles também têm as suas versões de sapatos pouco confortáveis.

A recomendação é que escolhas uns sapatos confortáveis. Lembra-te de que podes ter de correr pelo aeroporto, até à porta de embarque. Além disso, lá em cima, os teus pés podem inchar.

Meter os sapatos mais estilosos na mala, e optar por algo confortável, não significa que vás de havaianas. Algumas cabines de avião têm a temperatura muito baixa e o frio nos pés é muito desagradável. Uns ténis ou sapatilhas é o mais adequado.


2. Roupa que não respira

É muito provável que estas calças não façam o teu estilo. Se fizerem, deixa lá. A foto só está aqui para exemplificar o tipo de material a que nos referimos. Tudo o que é feito de materiais que não permitam a pele respirar, como tecidos borrachosos, sintéticos ou até couro, são de evitar quando se viaja de avião.

As temperaturas dentro do avião podem variar muito. Às vezes faz frio, noutras faz calor. E se fizer calor e estiveres equipado com tecidos não transpiráveis, o suorzinho produzido destrói completamente qualquer tendência de moda que estejas a seguir.

Opta por roupa de algodão ou algum material que permita a pele respirar.


3. Roupa apertada

Por muito que roupa justa seja a tua cena, deixa o estilo para quando chegares ao teu destino.

Já ouviste falar em trombose venosa profunda? Também conhecida como TVP, acontece quando ocorrem coágulos sanguíneos profundos nas veias. Esses coágulos de sangue podem levar a uma embolia pulmonar, potencialmente fatal. Evita roupas apertadas, nylons ou meias (especialmente aquelas que são muito apertadas no topo e deixam marcas na tua pele) que possam restringir o fluxo sanguíneo.

As meias de compressão são uma boa escolha para os viajantes interessados em tomar medidas adicionais para reduzir a probabilidade de TVP.


4. Roupa complicada

As casas de banho dos aviões são cubicúlos do tamanho de um pequeno armário. Imagina vestires aquelas calças com o cinto que dá três voltas dentro do roupeiro lá de casa... É mais ou menos a mesma coisa.

Evita bodysuits, jardineiras, vestidos complicados ou saias compridas daquelas que tocam logo no chão, muitas vezes perturbadoramente molhado.


5. Lentes de contacto

O ambiente a bordo é normalmente seco. Para além de ser recomendável que bebas água durante os voos de média ou longa duração (não exageres, lembra-te que podes ter que ir à casa de banho), é também recomendável que não uses as lentes de contacto. Dado a pouca humidade no ar da cabine, os teus olhos podem secar mais do que o habitual, provocando um desconforto desnecessário.


6. Perfume

Sim, toda a gente sabe que, um banhinho antes de uma viagem, é altamente recomendável. Mas, não usar aquele perfume muito intenso, é algo que se aconselha vivamente.

É que, se há gente que adora o "1 million", há também pessoas que o acham uma beca intenso. Quem diz este, diz outra frangância qualquer. E, é do pior viajar ao lado de um desconhecido com um cheiro de que não gostamos. Como a coisa vale para os dois lados, opta por pôr o teu perfume depois de chegares ao destino.

Recomendação mesmo séria e importante. Alguns freeshops estão a ficar mesmo muito tentadores. Não experimentes na tua pele perfumes que desconheces. Pode correr muito mal. Para os outros... e também para ti.


7. Peças de roupa muito quentes

A chave aqui são camadas, tipo cebola. Usa tecidos leves quando viajares de avião. Pode até ser uma estratégia inteligente se estiveres a voar para ou de um clima quente e húmido. Tipo Caraíbas ou Tailândia.

Mas os aviões podem ser muito frios e nem todas as companhias zelam pela limpeza dos cobertores da mesma forma. Então, a estratégia é levares roupa que podes ir vestindo se tiveres frio. Se ficar calor, é só ir tirando as peças de roupa.

Além do mais, quanto mais peças de roupa puderes levar contigo, menos tens que empilhar na mala.


8. Roupa ofensiva ou inapropriada.

Já houve passageiros que foram retirados de aviões por usarem roupa considerada inapropriada. Houve até alguns casos que se tornaram virais, como o da United que expulsou uma menina de 10 anos por usar leggings.

Desde vestidos muito curtos até calças descaidas, muita coisa pode ser considerada ofensiva, dependendo para parte do mundo em que nos encontramos.

Claro que há um mínimo, ditado pelo bom senso. T-shirts com frases explícitas ou provocadoras são o óbvio. Mas dessas sabemos que tu não usas.


9. Jóias caras ou acessórios em excesso

Para além da questão da tua segurança, andar com peças que chamam a atenção pode não ser uma boa ideia quando se viaja para locais que desconheces, há também o lado prático. Tirar e voltar a pôr todos os acessórios sempre que se passas num detector de metais é pouco prático.


10. Pijamas

Parece até desnecessário falar nisto, mas já vimos de tudo em aviões. Em algumas partes do mundo, há pessoas que se passeiam tranquilamente nas zonas públicas de hoteis exibindo os seus belos pijamas. Em voos de longo curso, nessas regiões, também já foram avistados passageiros em pijama - sendo, depois, chamados à atenção pela tripulação de serviço.

Vamos deixar os pijamas para o local para onde foram criados.


11. Chinelos e o pezinho à mostra

Por muito giros que sejam os chinelos e bem arranjados que tenhas os teus pezinhos, ir de havaianas para dentro do avião é como ir de fato de banho para a Serra da Estrela numa noite de inverno.

No voo, as tuas pernas vão ficar imobilizadas durante muito tempo. O que significa que vão arrefecer. Se a isto acrescentares as baixas temperaturas que se sentem a bordo, já vês o desconforto que os chinelos te podem trazer.