Uma equipa de neurocientistas descobriu porque é que não conseguimos concentrar-nos no trabalho, mesmo quando gostamos muito do que fazemos. E os motivos são tão óbvios que vais pensar que nem era preciso nenhum estudo para chegar a esta conclusão.

Os nossos cérebros são um complexo de células de cérebro que ligam todos os nossos sentidos. Podemos estar mais conscientes de uns do que de outros. Mas, no final, todos vão afectar o nosso comportamento. Tenta fazer um relatório numa sala barulhenta, com cheio à comida que os colegas trouxeram para o almoço e a temperatura tão baixa que só pensas em vestir um casaquinho. Não dá, pois não?

Sabemos, quase intuitivamente, que estas condições afectam a nossa capacidade de concentração. Mas os cientistas existem para validar estas coisas.


Aqui, na RFM e por razões óbvias, estamos particularmente convencidos que a qualidade acústica dos espaços de trabalho são cruciais. Por isso, este estudo tocou-nos particularmente. No estudo The Sound of Creativity: Correlating Brainwave & Psychometric Changes with Workplace Acoustics, os investigadores estudaram a importância da acústica no local de trabalho e o seu impacto no desempenho e satisfação profissionais.

A conclusão é que um bom design acústico é igual a bons resultados no negócio. E não são apenas os telefones que tocam nas secretárias vazias que afectam a produtividade. Há toda uma variedade de sons, alguns quase imperceptíveis, que influenciam negativa ou postivamente a tua capacidade de concentração.



Os autores do estudo concluem que não há uma solução milagrosa que resolva todos os problemas. Cada área de negócio, cada ambiente profissional tem as suas necessidades sonoras. Nós, aqui na RFM, estamos convencidos de que, em qualquer caso, ter a RFM ligada ajuda sempre e muito na criatividade. Disto não temos dúvidas!