Portugal continua a arder!

Só este domingo, foram registados 523 incêndios e mais de 6 mil bombeiros estiveram a combater chamas que dançaram ao som de ventos já considerados raros.

Foi um domingo quente e longo que deixou, pelo menos, 35 mortos, 56 feridos e dezenas de casas ardidas.

O primeiro ministro António Costa já declarou "calamidade pública" em todos os distritos a norte do Tejo. Uma declaração que "permite criar as melhores condições de mobilização de meios e assegurar aos bombeiros voluntários os direitos de participarem nesta missão, assegurando a justificação de faltas no locais de trabalho e 2 dias de descanso por cada 1 que estiverem a participar no combate aos incêndios."

Foram decretados 3 dias de luto nacional e está a funcionar uma linha telefónica para responder a questões relacionadas com os fogos - 800 246 246.

Já há vários postos de apoio em funções em Monção, Seia, Gouveia, Vila Nova de Poiares, Lousã e Penacova – os locais mais afetados pelos fogos deste fim de semana.

Para além de imagens chocantes de florestas e casas ardidas, as redes sociais retratam o cansaço dos bombeiros e das populações mas, acima de tudo, a indignação dos portugueses. Como é possível voltar a haver tantos incêndios, tantas vítimas, depois do que se passou em Junho, em Pedrógão Grande, onde morreram 64 pessoas e mais de 200 feridos?

Não esquecemos! Estamos com os bombeiros e com as populações afetadas. Estamos com quem sofre com este drama que teima em não ter fim.

Sabe mais aqui






Foto de Vieira de Leiria, tirada por Hélio Madeiras este domingo