Se adoras castanhas mas achas que engordam, podes fazer as pazes com elas, de uma vez por todas.

Não passamos sem as castanhas nos meses do frio e da chuva, nem resistimos ao cheiro que elas espalham no ar, assadinhas e lourinhas, enfiadas em cartuchos!


Já sentes o cheiro cinzento a espalhar-se? Se tens saudades, já sabes que está aí quase a época oficial das castanhas, agora que estamos no outono.


As castanhas foram, durante séculos, a base da alimentação do povo português. Substituía a batata, o arroz e as massas (estes só chegaram à dieta dos portugueses, com os Descobrimentos).

Só mais recentemente, voltaram a integrar as várias receitas como sobremesas, acompanhamentos, assados, bolos, entre muitas outras iguarias, porque afinal as castanhas são muito saudáveis!


Vamos, portanto, ter mais motivos para comer castanhas sem medos. Não são tão calóricas como pensávamos e dão energia! Para fazeres uma ideia, cada 100 g de castanhas tem aproximadamente 221 kcal e cerca de 39,5 g de água.


Por serem ricas em hidratos de carbono e em água devem fazer parte da alimentação das pessoas que fazem desporto ou são muito ativas. Têm vitamina A, B e E, cálcio, fósforo, ferro e folatos e são ricas em potássio.

Contêm substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue e facilitam a sua eliminação através da urina.
As castanhas pertencem à família dos frutos secos e são um dos frutos secos com mais hidratos de carbono (45,5 g/100 g) e menos quantidade de gordura (1,3 g/100 g).

Portanto, se gostas de castanhas, a espera já não é longa!