Neste particular de perder peso, não há milagres. É fundamental seguir uma dieta equilibrada, mas que te faça sentir bem, sem ansiedades, E, se estás a ler este texto, também já deves saber que para além da dieta deves praticar algum tipo de actividade física. Evitar o sedentarismo é obrigatório!

No que toca ao que ingerimos, há alimentos que são mais ricos em água do que outros. Espera, não te vamos falar de dietas miraculosas, tipo a "dieta dos copos de água". Lembra-te que o importante é perder peso de uma forma saudável, seguindo uma alimentação equilibrada.

Porém, há alimentos que, pelo seu elevado teor de água, são amigos de uma dieta saudável, como a fruta e os vegetais. Num estudo da Universidade de Tóquio, concluiu-se que as mulheres que comiam alimentos com elevado teor de água tinham índices de massa corporal mais baixos e uma cintura menor. Os investigadores especulam que a água desses alimentos pode saciar o apetite, levando a que se sinta menos necessidade de comer.
Adopta uma estratégia funcione para ti adicionando frutas e vegetais nas tuas refeições ou, entre refeições, como meio para saciar aquele apetite súbito.

Aproveitamos para te lembrar alguns alimentos que têm um elevado teor de água, embora uma ida ao #PORTUGALFIT seja uma óptima opção para saberes mais sobre estas matérias.


1. Brócolos

Sabias que os brócolos são uma óptima fonte de fibra e cálcio, para além de terem muita água na sua composição? Cozidos, temperados com um fio de azeite, são um saboroso acompanhamento.


2. Repolho

Rico em antioxidantes, o repolho é óptimo reforço imunitário. Desfruta-o adicionando-o a numa salada na qual podes também juntar maçãs e um pouco de nozes. Que não te falte a criatividade!


3. Couve-flor

Como outros vegetais cruciferos, a couve-flor é cheia de fitonutrientes e é uma óptima fonte de vitamina C e folato. Disfruta-as cruas em vinagrete, em pickles ou levemente vaporizadas para maximizar o seu poder antioxidante.


4. Toranja

Esta poderosa variedade de fruta, que já deu nome a uma célebre banda portuguesa, e uma fonte para a saúde do coração. A toranja contém vitamina C, ácido fólico e potássio, juntamente com a pectina, uma fibra solúvel que pode ser um forte aliado contra a aterosclerose. As variedades rosa e vermelha também possuem vitamina A e licopeno, um fitoquímico que protege as paredes arteriais do dano oxidativo


5. Alface

Não menosprezes o poder da alface! Com apenas 140 calorias por quilo, a alface está no topo da lista de alimentos para uma dieta equilibrada.

A alface romana é uma ótima fonte de vitaminas B, ácido fólico e magnésio, que ajuda a regular o açúcar no sangue e é essencial para a função adequada do sistema imunológico. Escolhe uma das diferentes variedades de alface, combina com outros vegetais, adiciona uma erva aromática ou especiaria para dar o toque final.

6. Rabanetes

Dizia uma velha canção que eles e os coentros não iam à mesa dos reis. Mas deviam. Estes vegetais de cores vivas são ricos em potássio, ácido fólico, antioxidantes e compostos de enxofre que ajudam na digestão. Não te esqueças dos topos verdes frágeis, que contêm seis vezes mais vitamina C e cálcio do que as suas raízes.

Corta os rabanetes em finas fatias e adiciona numa salada verde fresca ou numa juliana para coleslaw.


7. Espinafres

Se tens idade para saber quem é o Popeye, então conheces os poderes fantásticos dos espinafres. Tenros e saborosos, estes vegetais frondosos são ricos em ferro, ácido fólico e vitamina K (devia ser vitamina P de Popeye...).

Também contém antioxidantes, beta-caroteno e vitamina C, bem como a luteína fitoquímica, que protege os olhos contra a degeneração macular decorrente da idade.

Usa como um substituto da alface em saladas ou leva a saltear com cenoura desfiada, cogumelos cortados e um pouco de alho (ok, muito alho, muito alho!!!!) para recheares uma omelete saborosa.


8. Pepino

O maravilhoso pepino, ingrediente obrigatório na salada à algarvia, tem maior concentração de água do que qualquer outro alimento - de facto, 96,7% desta fruta é composta por água. Também é incrivelmente fácil de se integrar às tuas refeições. Fica bem em qualquer salada ou misturado no gin (esta parte do gin não era para falar aqui... afinal o gin tem água, mas também tem imensas calorias. Ok, é bom. Vamos continuar com a lista. É melhor...)


9. Aipo

Tanta coisa havia para dizer sobre o aipo! Mas vamos apenas referir algumas. Talvez já tenhas ouvido dizer que o aipo tem calorias negativas. Embora isso não seja exacto, não está tão longe da verdade. Como o aipo é composto principalmente de água, contém apenas 6 calorias por haste.

Mas, apesar da baixa contagem de calorias, mantém-te saciado graças ao bônus adicional de fibra. O aipo também não é curto na nutrição - contém folato, juntamente com as vitaminas A, C e K. Portanto, se você precisa de um complemento de lanche ou refeição, o aipo é um superalto de perda de peso bastante surpreendente.


10. Pimentos Verdes ou Vermelhos

Eles podem parecer muito densos e até um parente pobre apenas para assar e comer com sardinhas. A verdade é que os pimentos são compostos por 92% de água. E estes vegetais não são ótimos para uma dieta equibilibrada para perder peso. Os pimentos também contêm uma tonelada de antioxidantes. Adiciona-os num jantar para acompanhar um frango grelhado ou corta algumas fatias cruas para juntar numa sandes saudável.