Estudar no Liceu de Santarém (Escola Secundária Sá da Bandeira ) era desde logo saber onde se passava os intervalos.

Pátio das salas par ou pátio das salas ímpar? Cada pátio, sua tribo. Uma questão de estilo e, por vezes, de estatuto. Até nos gostos musicais os alunos de um e outro pátio eram diferentes. Nos ímpares, havia mais rapazes do que raparigas e estavam os alunos que vinham de terras próximas de Santarém. Os mais rebeldes eram ímpares, os betinhos eram pares. Com exceções, era mais ou menos assim.
À porta do Liceu, estava a carrinha da dona Cândida. Era uma daquelas Citroën antigas onde comprávamos pastilhas, bolachas e bolos. Demasiados corantes e açúcares mas ninguém se importava. Nem a escola, nem os nossos pais.
A dona Cândida oferecia também um serviço precioso - guardava mochilas quando havia um furo e queríamos “ir à cidade” - o centro de Santarém, a 10 minutos a pé. Entre os alunos mais conhecidos do Liceu, encontram-se o ator Mário Viegas, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, o treinador de futebol e comentador Nuno Presume e os locutores José Coimbra (RFM), Teresa Oliveira (Mega Hits) Renato Duarte e Paulino Coelho (Rádio Renascença).

Em Outubro de 2018, a instituição celebra 175 anos. Durante 100 anos, funcionou numa ala do Seminário de Santarém e desde 1943, no atual espaço, em S. Bento.
És par ou ímpar? 😉