Esta é uma das perguntas que divide o mundo: fazer chichi no banho, sim ou não?

Há diversos fatores para que a resposta seja um redondo "sim". Desde ser prático, económico - poupas no papel higiénico e no tempo que perdes - e higiénico - sim, é mais higiénico limpar os vestígios da urina diretamente com água do que com papel higiénico.

Só que enquanto continuamos a questionar-nos se toda a gente faz mesmo chichi no banho, a urologista norte-americana Teresa Irwin dá-te uma razão forte para terminares com este hábito. Num vídeo, publicado no TikTok, ela refere que a repetição da ação faz com que o cérebro associe o barulho da água do chuveiro a cair à necessidade de urinar, mesmo quando não se está com vontade.

Desta forma, o ato involuntário pode repetir-se noutras situações que envolvem água a correr, como, por exemplo, lavar as mãos ou a louça, e pode levar a problemas de incontinência urinária.


Qualquer semelhança com a teoria de Pavlov não é pura coincidência. A relação com a água e o fazer chichi é a mesma que a campainha e a recompensa, no caso dos cães de Pavlov. "Sempre que ouvires o som da água, a tua bexiga vai querer fazer chichi porque está habituada a ouvir o som da água no banho", explicou a médica.

Teresa Irwin diz que o ideal é "fazer chichi antes mesmo de ligar o chuveiro ou a água e, se der a vontade durante o banho, tenta ignorá-la".


@dr.teresa.irwin I said what I said!  Unless you're struggling with total bladder emptying you need to hear this #bladdertips #pft #obgyn ♬ Pieces (Solo Piano Version) - Danilo Stankovic