Quem o faz, diz que não há nada melhor. Sentir a liberdade no corpo, a harmonia com a natureza e a paz de estar bem ao vestir a própria pele. Nudismo nas praias é muito mais do que uma forma de estar, para algumas pessoas. É uma forma de vida, daí estarem a surgir alguns movimentos contra aqueles que estão nas praias de nudismo com roupa.

"Antes, as pessoas chegavam a uma praia de nudismo e iam embora ou tiravam a roupa. Agora, ficam e mantêm o fato de banho. Mas o que não se apercebem é que, se forem muitos, acabam por nos deixar desconfortáveis. É uma falta de respeito", diz Segimon Rovira, praticante de nudismo de 55 anos, ao The Guardian.


E, assim, começou a surgir um movimento. A Federação Naturista-Nudista da Catalunha, em Espanha, quer proibir o uso de fatos de banho, biquínis e calções nos areais que podem ser frequentados por banhistas sem roupa. Para isso, enviaram uma carta ao governo catalão a pedir uma reunião para tratar esta situação que descreve como "a discriminação que os nudistas enfrentam nas praias da Catalunha".

O plano passa por consciencializar as pessoas para o nudismo. Como? Através de sinalização reforçada nas praias de nudismo, campanhas de consciencialização para promover o respeito pelo naturismo. Para já, o governo ainda não respondeu.



O nudismo é já uma tradição de várias décadas e, em Espanha, pode ser praticado em qualquer praia. Por norma, os nudistas escolhem praias onde as pessoas estejam sem roupa, para não incomodar os não praticantes de nudismo. Agora, é esse mesmo respeito que os nudistas estão a exigir dos não praticantes de nudismo. Com o aumento do turismo, o número de banhistas a invadirem a praia de nudistas tem aumentado.