Os pastéis de nata, em Portugal, são uma tradição tão forte e séria que alterar a sua receita pode ser considerado quase um "crime" aos olhos dos seus maiores fãs. Aliás, é assim com quase todas as nossas receitas. Não há nada que os portugueses defendam mais do que a gastronomia portuguesa.
Mas eis que surge um pasteleiro destemido, Filipe Soares, um verdadeiro inovador culinário, que decidiu dar uma reviravolta surpreendente a este ícone nacional. Bacalhau, caipirinha, sardinha e broa? Porque não?
Foi em 2017 que Filipe Soares ousou quebrar as barreiras da doçaria tradicional. Fundou a Natas D'Ouro e criou uma experiência gastronómica única que já chegou a Espanha e está a fazer furor. Segundo conta a NiT, o gosto de Filipe pela pastelaria já vem de família. Os pais eram proprietários de um café, em Braga, e ele passou décadas a ajudá-los, até criar um projeto que desafiaria todas as convenções da doçaria nacional.
Em agosto deste ano, ele surpreendeu tudo e todos com pastéis de nata com sabor a sardinha e broa, legumes e alheira. "No nosso portefólio também temos natas de caipirinha, laranja e limão", acrescenta o criativo pasteleiro Filipe Soares à NiT.
A revolução não parou por aí. Em 2018, a Natas D'Ouro expandiu-se para Pontevedra, Galiza, Espanha, e introduziu pastéis de nata salgados para atender ao paladar espanhol. A combinação única de recheios salgados e casca crocante rapidamente conquistou os corações (e os estômagos) dos espanhóis.