É esta a notícia que tem feito manchetes em jornais, revistas, na televisão, nas redes sociais, tanto pelo país fora como internacionalmente. Trata-se da Operação Influencer, que envolveu mais de 40 buscas e levou à detenção de cinco pessoas.


O processo está relacionado com a "exploração de lítio em Montalegre e de Boticas (ambos distrito de Vila Real), com a produção de energia a partir de hidrogénio em Sines, Setúbal, e com o projeto de construção de um centro de dados (Data Center) na zona industrial e Logística de Sines pela sociedade Start Campus", tal como escreveu o jornal Eco.


No total, há "há nove arguidos no processo, incluindo o ministro das Infraestruturas, João Galamba, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, o advogado, antigo secretário de Estado da Justiça e ex-porta-voz do PS, João Tiago Silveira, e a empresa Start Campus".


Seis dias depois de terem sido detidos, Afonso Salema, Rui Oliveira Neves, Nuno Mascarenhas, Vítor Escária e Lacerda Machado ficaram a conhecer as medidas de coação, esta segunda-feira. Todos saíram em liberdade.


Essa foi a notícia de abertura de vários telejornais, entre os quais, o da RTP1. Foi o jornalista José Rodrigues dos Santos que, na segunda-feira, noticiou a libertação de todos os arguidos do processo, na estação pública.


À semelhança do início do "Telejornal", em que falou da morte dos tripulantes do submersível Titan, e disse "Morreram todos", desta vez, não ficou atrás. O jornalista da RTP1 abriu o jornal a dizer "Todos em liberdade".


O momento foi parar, rapidamente, às redes sociais, onde já conta com perto de 80 mil visualizações.



No Twitter, houve quem tivesse brincado com a situação ou até previsto que iria acontecer!



(Imagens: Reprodução de vídeo)