Conheçamos os belgas: contra quem vamos jogar!
DO TINTIN ÀS BATATAS FRITAS, DO MEXILHÃO ÀS BICICLETAS, VAMOS SABER UM POUCO MAIS SOBRE OS BELGAS
Chegadinhos aos oitavos de final do Euro 2020, calhou-nos a Bélgica em sorte. Mais! Vamos jogar contra os belgas na colorida, sorridente, carinhosa e toureira cidade de Sevilha! Aquela que tem uma cor especial e que "namora o céu para o vestir de azul".
Só que o foco está nos belgas. Povo caloroso e simpático que vive na zona da antiga Flandres, local cheio de História, de cidades incríveis e de lugares bonitos.
Encaixada entre França e a Alemanha, a Bélgica é um país plano, pequeno, com chocolates, batatas fritas, cerveja, o TinTin, e uma estátua de um rapaz a fazer xixi.
Esta pequena monarquia fica bem no coração da Europa e este encaixe entre a Alemanha e França explica alguma coisa sobre a Bélgica! Sobretudo, diz quem sabe, sobre a comida, as línguas - tem 3 línguas oficiais: neerlandês ou holandês, francês e alemão - e as bicicletas.
Vamos aos belgas!
Os belgas são cerca de 10 milhões, mais ou menos a mesma população que existe em Portugal, vivem num clima temperado, mas com invernos muito mais frios do que os nossos e em Sevilha vai estar um calorão 😊!
É também o povo dos mexilhões. Mexilhões com batatas fritas é um grande pitéu por lá. Diz quem sabe que para apreciar o mexilhão tem de se ir à Bélgica. Moules-frites com batatas fritas! Não esquecer este importante acompanhamento porque, dizem os historiadores, as batatas fritas foram inventadas pelos belgas que até lhes dedicam um museu.
Em Bruges, está o Museu da Batata Frita, o “Frietmuseum”, dedicado à batata frita, no lindíssimo edifício Saaihalle, do século XIV. Aqui podes saber tudo sobre a história da batata e da batata frita e também sobre as técnicas de preparação e de tempero!
Súbditos do rei Filipe Leopoldo Luís Maria, ainda aparentado com a antiga família real portuguesa, porque a sua trisavó Maria de Bragança era filha do Rei D. Miguel I de Portugal, e prima direita da nossa rainha D. Maria II, são donos de uma grande História (a Bélgica tem o maior número de castelos por metro quadrado do mundo) e da cultura flamenga, da antiga Flandres – é importante não confundir com a flamenca!! A flamenca é mesmo em Sevilha, onde os vamos defrontar! Aquela cidade quente e vibrante onde vai acontecer o jogo que se espera igualmente vibrante e quente.
Bruges, por exemplo, é chamada “Veneza do Norte” por causa dos muitos canais que a atravessam e a circundam.
Os canais ligam Bruges a cidades vizinhas como a de Gante, importante cidade dos tempos áureos do comércio flamengo da Flandres. Em Bruges existia uma sucursal do Banco dos Médicis, mais rica do que a sede em Florença. É ainda em Bruges que está uma das mais antigas prisões da Europa, "De Oude Steen" (The Old Stone).
Portanto é contra primos afastados, apreciadores de mexilhão, inventores das batatas fritas, dos waffles e do chocolate belga (produzem mais de 170 mil toneladas de chocolate por ano) – só a Suíça é um corrente à altura -, possuidores da estátua Manneken Pis – única no mundo -, ciclistas natos – ou não fosse o país de Eddy Merckx -, amantes de banda desenhada – temos o grande Tin Tin, entre outros –, país de bonitas cidades e paisagens, de Waterloo - onde ingleses e franceses se defrontaram na afamada batalha – , do saxofone – foi inventado pelo belga Adolphe Sax –, e dos maiores festivaleiros do mundo – o Tomorrowland é na Bélgica - que vamos jogar!
Caros belgas, vamos a isto! Encontro marcado na calorosa Sevilha - ainda que à distância - este domingo à noite!