Portugal tem um centro comercial adaptado a pessoas daltónicas

ESTE É O PRIMEIRO DOS CENTROS COMERCIAIS DE UMA CADEIA, NA PENÍNSULA IBÉRICA, A RECEBER O SISTEMA COLORADD

Madalena Costa
Madalena Costa


As cores estão presentes em grande parte das tarefas que fazemos, objetos que vemos e lugares pelos quais passamos no nosso dia a dia. Sinais de trânsito e semáforos, informações nutricionais presentes em bolachas ou cereais e a roupa que vestimos são apenas alguns exemplos onde a cor tem um papel fundamental.


No entanto, há quem não consiga diferenciar cores ou percecioná-las como a maioria das pessoas. A isso pode chamar-se daltonismo, que consiste na dificuldade ou incapacidade de uma pessoa distinguir algumas ou todas as cores. Dizem alguns dados que 42% das pessoas com daltonismo já tiveram dificuldade de integração e 90% pedem ajuda quando compram peças de vestuário.


Ora, daqui para a frente, isso pode mesmo vir a mudar. O Espaço Guimarães é o primeiro centro comercial da Península Ibérica a implementar o "alfabeto de cores", ou seja, o sitema ColorAdd, nas zonas onde a cor é utilizada para orientação e comunicação.


Assim, daqui para a frente, as pessoas daltónicas que visitem o centro comercial em Guimarães podem contar com a ajuda de um código de cores, que integra, de acordo com o site "News Cision", "5 símbolos gráficos que representam as cores primárias - amarelo, magenta e azul - assim como branco e preto." Com a junção de todas essas cores, são gerados novos símbolos gráficos que representam as restantes cores.



Esta iniciativa surgiu de uma parceria entre a Klépierre - que gere mais de 100 centros comerciais na Europa - e a ColorADD, que criou este sistema de cores para tornar a comunicação mais inclusiva e facilitadora para as pessoas daltónicas.


O dia 18 de março de 2022 marcou o lançamento oficial desta iniciativa, no Espaço Guimarães, onde vão estar a decorrer, até dia 20 de março, ações e desafios. Um deles é o de desafiar os portugueses a verem o mundo como as pessoas com daltonismo, através de uns óculos de filtro cromático. O objetivo é que todos percebam o impacto e a importância que as cores têm no dia a dia.




A RFM perto de ti