Desenho animado acusado de gordofobia depois de uma personagem apalpar a barriga
ESTE É MAIS UM CASO DA “CANCEL CULTURE” E HÁ QUEM CRITIQUE O EPISÓDIO, BEM COMO QUEM O DEFENDA
Numa sociedade cada mais impactada pela liberdade de expressão e pela maneira como cada um se identifica, esta série infantil de desenhos animados tem dado que falar.
Chama-se “Bluey” e é um desenho animado australiano que representa uma “cadela de seis anos que adora brincar e transforma o quotidiano familiar em aventuras extraordinárias”, de acordo com a ABC.
A polémica começou quando, num episódio chamado “exercício”, o pai de Bluey se pesou, suspirou e disse “Ah, meu!”, como forma de descontentamento com a sua aparência física.
Depois disto, o pai olha-se ao espelho, apalpa a barriga e diz que precisa de “fazer alguns exercícios”. A mãe, Chilli, acrescentou que “a quem o dizes”, o que fomentou críticas ao desenho animado nas redes sociais.
Kyla Ringrose, uma nutricionista pediátrica escreveu uma crítica no Instagram onde disse que “As crianças não precisam de ver os pais a odiar os seus corpos ou a fazer exercício para emagrecer".
Tal como há críticas, também há quem defenda que a ideia de “consciencializar” as crianças para os perigos do aumento de peso é essencial e que a série não deve ser criticada por isso.
E tu? Achas que estes desenhos animados deviam ter tido mais cuidado com a sensibilidade das pessoas, ou concordas com a necessidade de alertar as crianças para este problema?