Homem tetraplégico tinha o sonho de tomar banho no mar e nadador-salvador de Ponta Delgada concretizou-o
RÚBEN FICOU TETRAPLÉGICO DEPOIS DE SOFRER UM ACIDENTE DE MOTA, HÁ 12 ANOS
Um homem de determinação inquebrável e um nadador-salvador de coração nobre uniram-se para criar um momento de pura superação.
Rúben, de 39 anos, carrega consigo a marca de um acidente que mudou radicalmente a sua vida há 12 anos. Um acidente de mota deixou-o tetraplégico e, desde então, que a vida de Rúben mudou para sempre.
Há um mundo de limitações físicas que o impedem de fazer coisas tão simples como dar um mergulho no mar sozinho. Apesar dos desafios que enfrenta todos os dias, a esperança e a alegria continuam a fazer parte de Rúben. Ainda que o movimento do seu corpo tenha sido restringido a movimentos subtis do pescoço e a uma pequena mobilidade no braço esquerdo, ele recusa-se a deixar-se levar pelas suas limitações.
O grande desejo de querer voltar a sentir o mar foi maior do que tudo e finalmente concretizou-se.
Ivo, nadador-salvador em Ponta Delgada, foi fundamental para que este momento se realizasse. A empresa onde trabalha, Team Life First, ficou a conhecer a história de Rúben através dos Cuidados Paliativos e prontificaram-se a proporcionar este grande momento a Rúben.
Sem hesitação, Ivo abraçou esta missão de levar Rúben a mergulhar no mar. Juntos foram até à zona balnear dos Poços de São Vicente, que dispõe de uma cadeira anfíbia devidamente preparada para pessoas com mobilidade reduzida, e aí se concretizou o grande desejo de Rúben.
Este momento foi tão importante para Rúben como para Ivo: "Emocionou-me a sua forma de agir e de ser e tê-lo acompanhado num banho de água salgada foi a melhor sensação e realização de sempre, tanto como nadador-salvador e como pessoa", escreveu numa publicação no Instagram.