Novo estudo mostra que cães ouvem melhor as vozes das mulheres

PARECE QUE OS CÃES TÊM OS SEUS PREFERIDOS

Jéssica Santos
Jéssica Santos


Afinal, os cães têm mesmo os seus preferidos: as mulheres. Antes que possa surgir uma polémica, referimo-nos a vozes. Um novo estudo húngaro, publicado na revista científica Communications Biology, concluiu que os cães têm um ouvido mais apurado para as vozes femininas.


A equipa de pesquisa decidiu analisar o cérebro de um grupo de cães domésticos usando a ressonância magnética funcional (fMRI). Durante o estudo, os cães ouviram gravações de vozes de 12 mulheres e 12 homens e escolheram os seus preferidos.

Os cientistas verificaram que, quando as vozes femininas entravam em cena, os cães pareciam mais atentos.

A especialista em Comportamento Animal, Anna Gábor, apresenta uma razão para este facto: as mulheres têm uma voz mais aguda, o que desperta mais a atenção dos cães.

"O que torna este resultado interessante é que nos cães, ao contrário dos bebés, esta sensibilidade não pode ser explicada nem pela capacidade de resposta antiga a sinais específicos, nem pela exposição intrauterina à voz das mulheres", explica Anna Gergely, autora do estudo.

Afinal, o que pode explicar esta preferência? A especialista acredita que um dos principais motivos seja o facto de as mulheres utilizarem a "voz de bebé" com mais frequência do que os homens para falar com os animais.



Assim sendo, a frase "o cão é o melhor amigo do homem" pode ter de sofrer uma pequena alteração, depois deste estudo.




A RFM perto de ti