Estradas na China usam luz laser para os condutores não adormecerem. Será seguro?
Usar luzes laser para evitar que os condutores adormeçam é, no mínimo, inovador, agora será seguro?
Conduzir na autoestrada é meio caminho andado para ficar mais cansado e com sono, certo? Em Portugal, usamos as guias sonoras nas autoestradas, na China, o método é mais original: luz laser.
Quem precisa de café quando se pode ter um espetáculo de luzes na autoestrada? Imagina, os engenheiros chineses a pensarem nesta medida: "Como é que podemos evitar que as pessoas adormeçam ao volante? Já sei, luzes laser".
Todos nós estamos familiarizados com a condução em estradas longas, onde percorres caminhos longos sem grandes manobras. Isso acaba por levar à fadiga e à sonolência, que são das principais causas de acidentes rodoviários. Num vídeo viral que terá sido filmado na China, vê-se essas luzes laser em ação para manter as pessoas atentas à estrada.
O vídeo que mostra este método acabou por gerar um grande debate nas redes sociais. Embora muitos acreditem que esta seja uma ótima ideia, há também quem a critique. Muitos sugerem que as luzes podem encadear os condutores, ou serem nocivas para quem sofre de epilepsia.
"Ideia melhor: colocar tubarões na estrada, assim os condutores mantém-se acordados ao tentarem desviarem-se deles. Aposto que há uma ideia melhor por aí", comentou ironicamente um utilizador no Twitter.
Será este método seguro? Há quem tenha sérias dúvidas.