O calor pode estar a deixar-te mais irritado que o normal e tudo por causa do impacto que tem no cérebro
Portugal está a passar por uma semana com temperaturas elevadas e isso pode estar a ter efeitos negativos na tua produtividade
As temperaturas podem chegar aos 42ºC em algumas zonas de Portugal Continental, esta semana de 22 de julho, e podes sentir-te mais mole e sem paciência.
Se não puderes aproveitar estes dias na praia ou num lugar mais fresco, fica a saber que não teres motivação para trabalhar pode ter uma justificação lógica.
A neurofisiologista clínica Sandra Giménez revelou ao jornal El País que o cérebro é impactado pelo calor e acaba por trabalhar de forma mais lenta, por isso, não te martirizes se não conseguires ser tão produtivo e rápido como acontece noutros dias, o problema não és tu, é o calor.
“O calor extremo afeta todas as funções cognitivas do cérebro. A nossa capacidade de reação, a capacidade de resposta ou a memória. Tudo custa muito mais. Não vamos dizer que os neurónios ‘derretem’, mas há um impacto. O desempenho é muito pior com altas temperaturas”, afirma a neurofisiologista.
“As alterações de temperatura podem alterar os sintomas dos transtornos de humor. Pessoas que tomam medicamentos antidepressivos e antipsicóticos são especialmente vulneráveis aos efeitos do calor extremo”, revela a meteorologista e cientista Mar Gómez ao mesmo jornal.
Se as férias deixam as pessoas felizes, o calor, por sua vez, acaba com a paciência e deixa-as mais irritadas do que o costume.
“O calor extremo pode aumentar a irritabilidade e diminuir o autocontrolo, o que se pode traduzir em comportamentos mais agressivos. A relação entre calor intenso e agressividade é real.”, diz o psicólogo Valentín Martínez ao El País.
O calor intenso pode desidratar-te e obriga o cérebro a trabalhar mais para regular a temperatura “(…) ao estabelecer mecanismos para a regular, como a transpiração e a produção de adrenalina.”, o que afeta a capacidade mental.
Se trabalhas na força do ódio durante o verão e só querias estar na praia, lembra-te que o teu cérebro está a trabalhar por dois para te manter bem na medida do possível.
Se quiseres ajudar a manter a temperatura regulada começa por evita estar muito tempo ao sol, usa roupa leve e evita as cores escuras.