Afinal, será mesmo uma boa ideia andar descalço em casa?

Descobre aqui a opinião dos profissionais de saúde!

RFM
RFM


Andar descalço em casa: será apenas um hábito comum ou pode trazer consequências inesperadas? A revista Self falou com especialistas na área e estas afirmam que andar descalço pode resultar em alguns perigos para a saúde dos pés e para a tua segurança em geral.


O risco mais óbvio? Acidentes em casa. A podologista Alicia Canzanese alerta que andar descalço pode aumentar a probabilidade de escorregar em tapetes, cair das escadas ou pisar em brinquedos esquecidos no chão - quem nunca sentiu a dor de um lego no pé?


E os perigos não param por aí. Elizabeth Daughtry, uma médica, ainda acrescenta que este hábito pode dificultar respostas rápidas em emergências, como fugir de alguma catástrofe natural.


A médica explica também que existem efeitos a longo prazo para os pés: "Quando não se está de pé durante muitas horas, a fáscia plantar, a banda de tecido que liga a base dos dedos dos pés ao calcanhar, fica mais tensa". Esta condição tornou-se ainda mais frequente durante a pandemia, quando as pessoas passaram a estar mais tempo em casa, quase sempre sentadas e sem sapatos.


Portanto, é melhor investires em calçado, por exemplo chinelos. Afinal, proteger os teus pés é mais fácil do que pensas e pode fazer toda a diferença!




A RFM perto de ti