Duarte Pita Negrão: "Obrigado WhatsApp! Tiveram a melhor ideia de sempre!"

O Duarte tem opiniões. Fundamentadas? Ahah Não. Sérias? Hmmm também não. Valem a pena? Errr… boa pergunta!

Duarte Pita Negrão
Duarte Pita Negrão


O WhatsApp vai passar a ser pago.

Não vai nada, sou só eu a fazer pirraça. Ah, que levado da breca sou eu. O WhatsApp não vai passar a ser pago, mas vai passar a ter uma nova função que é muito útil.

Transcrição de mensagens de áudio para texto. Não quero exagerar na importância desta função, mas acho que isto é a MELHOR IDEIA DE TODO O SEMPRE. (Incha Sr. Roda! Imagino que o Sr. Roda tenha sido quem inventou a roda)

Eu percebo que às vezes não dá jeito escrever e dá mais jeito mandar uma mensagem falada, mas depois a pessoa tem que ouvir a mensagem.

Ouvir uma mensagem e ler não é igual e pode não dar jeito. Por exemplo, estás num velório e de repente recebes um voice, vais ouvir e são os teus amigos, num Sunset, em modo selvagem embriagado.

“BORAA DUDDAAAS! ISSTO HOJE É ATÉ MORRER!”. Toda a gente a olhar e dizes, mais para os teus botões do que para alguém, “Ahhhh peço desculpa… é figurativo. Os meus pêsames.”

Eu já achei que o WhatsApp tinha tido uma grande ideia quando apresentaram os áudios. Meio que odiava, meio que gostava, porque as pessoas também não exercem muita autoedição quando falam. Se é para falar, vamos!

Há malta que manda áudios de 5 minutos. No outro dia a minha mulher mandou-me um áudio de 7 minutos, quando saí de casa.

7. MINUTOS.

Fiz play e começou, com tom de admoestação, “Olha Duarte, não acredito que”, fiz stop. Não vou ouvir 7 minutos disto. Não vou ouvir um podcast de alguém a dizer mal de mim.

Foi por isto que inventaram as velocidades, 1,25/ 1,5/ 2. Mais uma excelente ideia. Só tenho pena que não dê para fazer isso na vida real…

“A sério, conta-me mais sobre os teus 9 gatos!” (mete ao dobro da velocidade)

Ouço muito em x1,25, muito a x1,5, menos, mas também algumas vezes x2.

Infelizmente, ouvir x2 só significa que tenho que ouvir outra vez porque perdi alguns apontamentos, e matematicamente, isso derrota o propósito.

Mas pronto, agora vão transcrever voices, o que é bom.

É uma aplicação que analisa a mensagem e transcreve, é incrivelmente útil.

Vai enganar-se muito mas isso também pode vir a ser divertido.

O WhatsApp já evoluiu muito. Eu gostava que inventassem um modo “grupo temporário”.

Por exemplo, “Jantar do Dudas - dia 16”.

Colocamos a data limite e no dia, o grupo autodestrói-se.

24 horas depois, vá. Porque há sempre malta que gosta de pôr fotos da noite, ou do dia a seguir, abraçado a uma retrete… “Putooo estou bué da mal”, “Alguém sabe onde é que eu estou?”, “Meuuuu trouxe um cavalo para casa, nem sei de onde veio…”

Tudo muito educativo.

Parabéns ao WhatsApp por continuar a evoluir. Agora, pena passar a ser pago.

Ah, lá estou eu a fazer pirraça, de novo, sou mesmo danado.



Ouve aqui todos os episódios no Podcast Dudas de un Hombre.




A RFM perto de ti