Agência espacial portuguesa prepara-se para lançar microssatélites da ilha de Santa Maria
OS PRIMEIROS LANÇAMENTOS DOS MICROSSATÉLITES ESTÃO PROGRAMADOS PARA A PRIMAVERA OU VERÃO DE 2021, A PARTIR DA BASE CONSTRUÍDA NA ILHA DE SANTA MARIA
Criada em 2019 pelo Governo português, Portugal Space, a agência espacial portuguesa, tem tudo para ser "considerada a mais moderna do mundo". E para o provar tem grandes planos para os próximos anos que aí vem! Um deles passa por construir uma base de lançamento de microssatélites, na ilha de Santa Maria, nos Açores, onde se localiza a sede da Portugal Space.
A Portugal Space, uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, tem como uma das suas principais responsabilidades estimular o setor da indústria aeroespacial no nosso país. É a partir daí que a construção de uma base de lançamento de microssatélites, nos Açores, é um importante passo para o desenvolvimento de tecnologia aeroespacial em território português e também para a criação de emprego dentro da área.
A partir da base na Ilha de Santa Maria, os primeiros lançamentos estão agendados para 2021, na primavera ou no verão, depois de ter sido assinado o contrato com os consórcios vencedores para a instalação e funcionamento da base.
Para além dos Açores, o projeto Portugal Space está espalhado por várias cidades do país. Coimbra, no Instituto Pedro Nunes, Porto, no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e Cascais, no DNA Cascais, têm instalações da Portugal Space e são importantes centros para o desenvolvimento deste projeto, que espera chegar a todo o país, em breve.
Até 2030, a Portugal Space espera “criar mil postos de trabalho qualificado”, com a ajuda de um investimento de 2.500 milhões de euros, dividido entre investidores públicos e privados.
Os projetos pensados para 2021 e até 2030 pela Portugal Space podem parecer ambiciosos, mas a verdade é que a grande missão da agência espacial portuguesa passa por estabelecer a ponte entre Portugal e o espaço.