Diretor de escola pede aos pais que não exijam boas notas aos filhos e torna-se viral

UM DIRETOR DE UMA ESCOLA ESPANHOLA ESCREVEU UMA CARTA AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO ONDE PEDE PARA NÃO JULGAREM OS FILHOS PELAS NOTAS

Madalena Costa


Assim que chega a época de exames, independentemente do nível de escolaridade, muitos alunos não conseguem lidar com a pressão que sentem para obter boas notas.


Por vezes, essa pressão é imposta pelos próprios, uma vez que desejam ser bons alunos e não qurerem falhar e, em muitos outros casos, são os pais a exigir essas metas aos filhos filhos.


Ora, para contrariar isso mesmo, um diretor de uma escola secundária espanhola, Amalio Gutiérrez Álvarez, escreveu uma carta aos encarregados de educação.

E nela, pede aos pais que não julguem os filhos pelas suas notas e reforça que é necessário dar-lhes mais apoio e confiança.


“Os exames dos vossos filhos vão começar em breve e sei que estão todos muito ansiosos porque querem que eles se saiam bem, compreensivelmente.


No entanto, é muito importante que se lembre que, entre os alunos que se vão sentar para estes exames, há um artista, que não precisa de compreender matemática, há um empresário, que não quer saber de história ou literatura espanhola, há um músico, cujas marcas físicas não lhe interessam, há um atleta, cuja aptidão física é mais importante do que a química.


Se o seu filho ou filha tiver boas notas, ótimo, mas se não tiver, por favor, não lhe tire a dignidade e autoconfiança. Diga-lhe que está tudo bem. É apenas um teste!


Os seus filhos são feitos para projetos muito mais importantes na vida. Diga-lhe que as notas que recebe não são assim tão importantes. Diga-lhe que o ama e que não o julgará. O que é importante na vida não é que uma pessoa seja perfeita nestes aspetos, mas que seja verdadeiramente apaixonada por aquilo que realmente a completa” lê-se na carta dirigida aos pais.



Perante o pedido do diretor desta escola, entretanto, partilhado nas redes sociais, a carta tornou-se viral e acabou por ser o ponto de partida para outras escolas pedirem o mesmo aos pais dos alunos.



Só que, no meio dos muitos aplausos que a atitude do diretor recebeu, houve também espaço para críticas.


Muitos veem esta carta como uma forma de desculpar alguns estudantes, que não se esforçam para tirar boas notas, e ainda como uma irresponsabilidade ao transmitir que as avaliações não têm assim tanta importância no percurso escolar de um aluno e no futuro.


Houve ainda quem lembrasse o facto de que esta carta é muito semelhante a uma outra de um diretor de uma escola de Singapura que, em 2017, fez também muito furor.


Na realidade, tudo aquilo que o diretor da escola em questão está a pedir é que os alunos não sejam definidos e/ou julgados por notas boas ou más e por exames.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
Radialista francês da RTL volt...Radialista francês da RTL volta a responder a Luís Franco-Bastos e agora em antenaPHILIPPE CAVERIVIERE REAGE A LUÍS FRANCO-BASTOS NO PROGRAMA DA RTL, DEPOIS DE TER REAGIDO NAS REDES SOCIAISmaisEMEL lança inquérito e uma per...EMEL lança inquérito e uma pergunta sobre “género” causa revolta nas redes sociaisNO INQUÉRITO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTE EM LISBOA, A PRIMEIRA PERGUNTA GEROU UMA ONDA DE CRÍTICAS NAS REDES SOCIAISmaisA RFM é a rádio oficial da equ...A RFM é a rádio oficial da equipa Portugal nos Jogos OlímpicosA EQUIPA PORTUGAL ESTEVE REPRESENTADA POR 92 ATLETAS EM 17 MODALIDADES, NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020maisPipoca Mais Doce fala sobre re...Pipoca Mais Doce fala sobre rejeição: “Só se cura com tempo”DEPOIS DE SE TER SEPARADO DE RICARDO MARTINS PEREIRA, PIPOCA MAIS DOCE DESABAFOU, NAS REDES SOCIAIS, SOBRE COMO ULTRAPASSAR UMA REJEIÇÃOmaisRadialista francês já responde...Radialista francês já respondeu a Luís Franco-BastosO RADIALISTA DA RTL PHILIPPE CAVERIVIERE RESPONDEU E TAMBÉM PARTILHOU A RESPOSTA DE LUÍS FRANCO-BASTOSmaisNova estátua de Jesus Cristo n...Nova estátua de Jesus Cristo no Brasil vai ser maior do que a do Rio de JaneiroNA CIDADE BRASILEIRA DE ENCANTADO, NASCEU UMA NOVA ESTÁTUA DE JESUS CRISTO QUE SUPEROU O CRISTO REDENTOR DO RIO DE JANEIROmaisSurfista português surfou a ma...Surfista português surfou a maior onda do MundoA CONFIRMAÇÃO CHEGOU, ESTA SEGUNDA-FEIRA, E AGORA AGUARDA-SE A CERTIFICAÇÃO DO GUINESSmaisNão, as vacinas não te ligam à...Não, as vacinas não te ligam à Internet!OS RUMORES DE QUE ALGUMAS VACINAS DA COVID-19 NOS LIGAM À INTERNET LEVARAM O GOVERNO AUSTRALIANO A EMITIR UMA NOTA A GARANTIR O CONTRÁRIO. PARECE MENTIRA, MAS É VERDADE.maisLuís Franco-Bastos responde à ...Luís Franco-Bastos responde à letra a rádio francesa que goza com os portuguesesUM RADIALISTA FRANCÊS CRITICOU FORTEMENTE OS PORTUGUESES E LUÍS FRANCO-BASTOS RESPONDEU-LHE À LETRAmais
Top