Assim que chega a época de exames, independentemente do nível de escolaridade, muitos alunos não conseguem lidar com a pressão que sentem para obter boas notas.


Por vezes, essa pressão é imposta pelos próprios, uma vez que desejam ser bons alunos e não qurerem falhar e, em muitos outros casos, são os pais a exigir essas metas aos filhos filhos.


Ora, para contrariar isso mesmo, um diretor de uma escola secundária espanhola, Amalio Gutiérrez Álvarez, escreveu uma carta aos encarregados de educação.

E nela, pede aos pais que não julguem os filhos pelas suas notas e reforça que é necessário dar-lhes mais apoio e confiança.


“Os exames dos vossos filhos vão começar em breve e sei que estão todos muito ansiosos porque querem que eles se saiam bem, compreensivelmente.


No entanto, é muito importante que se lembre que, entre os alunos que se vão sentar para estes exames, há um artista, que não precisa de compreender matemática, há um empresário, que não quer saber de história ou literatura espanhola, há um músico, cujas marcas físicas não lhe interessam, há um atleta, cuja aptidão física é mais importante do que a química.


Se o seu filho ou filha tiver boas notas, ótimo, mas se não tiver, por favor, não lhe tire a dignidade e autoconfiança. Diga-lhe que está tudo bem. É apenas um teste!


Os seus filhos são feitos para projetos muito mais importantes na vida. Diga-lhe que as notas que recebe não são assim tão importantes. Diga-lhe que o ama e que não o julgará. O que é importante na vida não é que uma pessoa seja perfeita nestes aspetos, mas que seja verdadeiramente apaixonada por aquilo que realmente a completa” lê-se na carta dirigida aos pais.



Perante o pedido do diretor desta escola, entretanto, partilhado nas redes sociais, a carta tornou-se viral e acabou por ser o ponto de partida para outras escolas pedirem o mesmo aos pais dos alunos.



Só que, no meio dos muitos aplausos que a atitude do diretor recebeu, houve também espaço para críticas.


Muitos veem esta carta como uma forma de desculpar alguns estudantes, que não se esforçam para tirar boas notas, e ainda como uma irresponsabilidade ao transmitir que as avaliações não têm assim tanta importância no percurso escolar de um aluno e no futuro.


Houve ainda quem lembrasse o facto de que esta carta é muito semelhante a uma outra de um diretor de uma escola de Singapura que, em 2017, fez também muito furor.


Na realidade, tudo aquilo que o diretor da escola em questão está a pedir é que os alunos não sejam definidos e/ou julgados por notas boas ou más e por exames.