Esta casa em Itália movimenta-se em função do sol

ESTA CASA INSÓLITA FOI CONSTRUÍDA DURANTE SETE ANOS, ENTRE 1987 E 1994, E MOVE-SE ATRÁS DO SOL

Jéssica Santos


É uma casa girassol, que se movimenta em função do sol, e uma obra revolucionária e vanguardista.

La casa volante foi construída por Annunzio Lagomarsini, que dedicou toda a sua vida à construção. Graças a todos os engenhos que aprendeu na sua profissão conseguiu concretizar este seu grande desejo: uma casa que se movimenta.


A inspiração para esta obra, que demorou sete anos a ser construída - entre 1987 e 1994 - foi o seu pai. Ao ver a dificuldade que tinha para sair de casa para ir apanhar sol pensou: “por que não fazer uma casa que gire em função do sol?".

Localizada em Castelnuovo Magra, no norte de Itália, a casa voadora tem 110 m2, dois pisos e dois grandes terraços. Foi construída com materiais reciclados de estaleiros e de edifícios e está sobre uma plataforma metálica a 20 metros do solo.



Annunzio Lagomarsini viveu nesta casa com a sua mulher durante 13 anos. Depois teve de a deixar, devido à dificuldade crescente que começou a ter em aceder à casa no ar.


Em 2012, durante a manutenção da casa, Annunzio carregou acidentalmente num botão que configurou um dos motores, o que resultou numa explosão de pistões e motores. A casa ficou na posição diagonal e para ser estabilizada a eletricidade do mecanismo teve de ser desligada. Atualmente, não pode elevar-se mais e encontra-se na posição de “repouso”.

Annunzio Lagomarsini faleceu em 2018, mas a herança que deixou ainda é alvo de curiosidade. Mostrou-se muito à frente do seu tempo e concretizou o que à partida era visto como impossível. A persistência foi uma constante durante o processo de construção. Lagomarsini construiu cinco protótipos da casa para fazer os vários mecanismos de movimento. E o mais extraordinário é que a fez sozinho, em total autonomia, e sem projetos ou designs. Guiou-se apenas pela sua mente.


  • Partilha:

Top