Em fevereiro de 1957, a rainha Isabel II voou para Portugal para se juntar ao marido depois de um afastamento de 4 meses.


Isto porque, em outubro de 1956, Filipe deixou a mulher e os seus filhos e zarpou numa viagem pelo mundo, a bordo do iate real Britannia. Ao longo de 4 meses, Filipe fez a travessia do Atlântico para o Pacífico numa enorme viagem que terminou em Lisboa.


Esta longa ausência do Duque de Edimburgo deu que falar e originou rumores que podiam indicar que algo não estava bem entre o casal real.

O Palácio fez um desmentido oficial o que elevou mais o tom dos rumores que começavam a ter cada vez mais expressão na imprensa.


Entre 18 e 21 de fevereiro de 1957, a rainha e o marido visitaram Lisboa, as Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Batalha e Vila Franca de Xira, com direito a várias cerimónias oficiais, a um banquete de despedida e a fogo de artifício.


Podes ver aqui as imagens desta visita em fevereiro de 1957.



Mais tarde, em 1985, a rainha de Inglaterra Isabel II e o marido Príncipe Filipe voltaram a visitar Portugal e estiveram no Porto, em Lisboa e em Évora.


Por ocasião da morte do príncipe Filipe, a Embaixada Britânica em Portugal publicou no FB, em homenagem ao Duque de Edimburgo, um vídeo das 2 visitas que o casal real fez a Portugal.


A rainha Isabel II nasceu em Londres, no dia 21 de abril de 1926, e foi corada rainha no dia 6 de fevereiro de 1952.


Esteve casada mais de 7 décadas com o Duque de Edimburgo que morreu no dia 9 de abril de 2021. A rainha Isabel II morreu dia 8 de setembro de 2022.


96 anos de vida, 70 de reinado e 73 de casamento!




(Imagens: Reprodução de vídeo)