Nomeado para 6 Óscares , vencedor de 2 , já vencedor também de 2 BAFTAS (British Academy of Film and Television Arts – os óscares britânicos) “O Pai” estreia esta semana com a RFM

‘O Pai’, com Anthony Hopkins e Olivia Colman nos principais papéis, o primeiro filme do dramaturgo e realizador Florian Zeller, já recebeu 2 Óscares e 2 prémios BAFTA: ambps para ‘Melhor Argumento Adaptado’ e ‘Melhor Ator’ .

A RFM teve uma conversa com este novo realizador que podes ver e ouvir aqui.


 


Em "O Pai”, Florian Zeller conta-nos o drama familiar de um homem com demência. O filme “The Father” é a adaptação ao cinema da peça do mesmo nome, que o escritor, dramaturgo, e agora também realizador, francês Florian Zeller escreveu em 2012. A peça faz parte da sua trilogia que inclui “A Mãe” e “o Filho ”e foi levada à cena em Portugal no Teatro Aberto em 2016 protagonizado por João Perry e Ana Guiomar.

Em 2020 Florian decidiu adaptar “O Pai” ao cinema e escreveu o guião para o filme com a ajuda do dramaturgo e guionista britânico (nascido nos Açores) Christopher Hampton e com Anthony Hopkins em mente para o papel principal .

O guião adaptado, agradou a Anthony Hopkins que aceitou ser “ O Pai” e já valeu a Zeller um Óscar e um prémio BAFTA para melhor guião adaptado.



No filme “O Pai”, Anthony ( Anthony Hopkins, vencedor de um Óscar por “Silêncio dos Inocentes” e outro agora por " O Pai" ) tem 81 anos e mora sozinho no seu apartamento em Londres, rejeitando todas as enfermeiras que a sua filha Anne (Olivia Colman, vencedora de um Óscar com “A Favorita”) tenta impor-lhe.

Para Anne esse apoio torna-se cada vez mais urgente porque, para poder ir viver em Paris com o seu novo namorado, vai deixar de poder visitá-lo todos os dias... Mas se Anne tem um novo namorado, quem é o estranho que aparece na sala de Anthony, dizendo ser casado com a sua filha há mais de dez anos? E porque é que esse homem diz com tanta certeza que a casa onde se encontram é a do casal e não o apartamento de Anthony? Mas Anne não tinha decidido ir viver para Paris?

Será que Anthony está a perder o juízo? Por instantes, parece que o mundo deixou de ter lógica.




"O Pai" aborda a trajetória extremamente tocante de um homem, outrora forte e enérgico, cuja realidade se vai desmoronando lentamente perante os nossos olhos.

Mas “O Pai” é também a história da filha e do seu doloroso dilema. O que é que Anne pode fazer com o pai? Como é que pode viver a sua vida mantendo a dignidade dos dois?



Depois da sua estreia mundial no Sundance Film Festival, "O Pai" tem vindo a ser bem recebido quer pelo público, quer pela critica em festivais internacionais de cinema como o de Toronto, San Sebastian ou de Zurique.

Vencedor de 2 prémios na 93ª edição dos Óscares. "O Pai" vai chegar chega dia 6 de Maio às salas de cinema de todo o país com a RFM .



“Uma interpretação delicada e poderosa de Hopkins, que certamente o vai levar à corrida para o Óscar” | Anthony Hopkins Makes It Look Simple. (And Maybe It Should Be.)

– Kyle Buchanan, The New York Times

"Um retrato brutal e estimulante sobre a perda de controle da realidade, com interpretações dignas de um Óscar’’ | The Father review – Anthony Hopkins drives devastating dementia drama.

– Benjamin Lee, The Guardian