Sim, é verdade! Parece que o regresso de grandes concertos está mesmo para breve.


Esta era uma proposta que estava em cima da mesa, há alguns meses, com o objetivo de começar a preparar grandes eventos, como os festivais de música.


Assim, Graça Fonseca, ministra da Cultura, confirmou, esta quinta-feira, que os eventos-testes vão mesmo avançar já no dia 29 e 30 de abril.


Vão acontecer em Braga e vão contar com cerca de 400 pessoas – um deles terá o público sentado e o outro terá a plateia de pé.



Os dois espetáculos que estão a ser organizados vão permitir à Direção-Geral da Saúde e aos promotores dos eventos, se tudo correr bem, elaborar um plano para a realização de festivais de música e outros eventos culturais ainda este ano.


Através destes concertos-teste, os promotores dos festivais, assim como as autoridades de saúde, poderão perceber se os espaços são adequados, o número limite de pessoas que devem impor, e as medidas a tomar, como a realização de testes rápidos ao público.


Para já, existem ainda alguns festivais de música em Portugal que não adiaram ou cancelaram as edições deste ano e, por isso, aguardam por estes eventos-teste para se organizarem.


A verdade é que a maioria dos portugueses anseia por um concerto ao vivo e por voltar a ouvir e a sentir todo o ambiente que lá se vive. Venham eles!