A RFM é a rádio com maior pontuação no estudo BrandEnergy™ 2021 que a Consultora OnStrategy acaba de divulgar.


O estudo BrandEnergy™ 2021 conjuga e consolida a análise quantitativa de 6 dimensões: Relação Emocional com os stakeholders, Reputação, Experiência, Presença e Atividade no Mercado, Equipa e Saúde Financeira. Este trabalho é desenvolvido anualmente e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira).


Numa escala de 100 pontos, entre mais de 200 marcas avaliadas, a RFM é a primeira rádio no estudo, à frente da sua principal concorrente.


Este estudo destaca duas marcas: a MICROSOFT como a única marca a atingir o nível de excelência com 80,8 pontos (pela primeira vez uma marca atingiu o nível de excelência em Portugal) e a PFIZER como a marca que registou o maior crescimento deste índice em comparação com o ano anterior período pré pandemia com 71,7 pontos (+10,1 pontos).



Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere, “os resultados da análise de Energia e Força das marcas em Portugal, que tem por base o modelo certificado que desenvolvemos em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 mostram que pela primeira vez uma marca atinge o nível de excelência (mais de 80 pontos) - MICROSOFT, mas também, e como era expectável, que o efeito da pandemia conduziu a uma quebra generalizada deste índice que coloca à prova a força das marcas, e em mais de 200 marcas auditadas e avaliadas apenas 34 atingiram o nível de robustez (mais de 70 pontos)”.


A OnStrategy é a consultora que assina o BrandEnergy™, que avalia, desde 2009, a energia e a força de mais de 200 marcas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base uma metodologia certificada em conformidade as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca), que conjuga e consolida a análise quantitativa de 6 dimensões: Relação Emocional com os stakeholders (notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência, intenção de compra, recomendação e defesa), Reputação (qualidade de produto, qualidade de serviço, inovação, ambiente de trabalho, cidadania, governo e liderança), Experiência (satisfação com produto, loja, digital telefone e relação preço valor), Presença e Atividade no Mercado (proteção legal, quota de mercado, quota de comunicação, cobertura e eficiência geográfica, referência de preço e eficiência da comunicação), Equipa (alinhamento, compromisso e resultados) e Saúde Financeira (receitas, margem, perspetivas de crescimento e avaliação de crédito).



Fundada em 2009, a ONSTRATEGY é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros.

A ON STRATEGY desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira para maximizar o valor de ativos tangíveis e intangíveis com metodologias e ferramentas independentes, reconhecidas e certificadas que são apoiadas por um profundo conhecimento do ambiente económico, político e social que impactam o desempenho de negócios e marcas.

A ONSTRATEGY faz parte do grupo restrito de consultoras certificadas a nível mundial, que atuam em conformidade com as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca).