A internet tem os seus encantos e os seus esquemas. Os piratas informáticos têm sempre vários métodos e para que não caiamos nos mesmos, temos de estar muito atentos e um a passo à frente.


O mais recente esquema usa contas de pessoas próximas da vítima, pede um código enviado por SMS, e roubam a conta do WhatsApp.


Se receberes uma mensagem no WhatsApp de um amigo ou familiar a pedir-te um código de seis dígitos, não o faças. Ficas a um passo de perder a tua conta do WhatsApp.



Por ser um esquema que utiliza contas de pessoas próximas da vítima, é fácil de se cair. O Observador relata o testemunho de um homem que recebeu esta mesma mensagem de uma amiga e não hesitou. Acedeu ao pedido e, em instantes, perdeu a conta do WhatsApp. E o problema é que também não foi a amiga a enviar-lhe a mensagem, mas sim hackers que já se teriam apropriado da mesma.


Ao roubarem as contas, utilizam os contactos da pessoa em questão e fazem-se passar por elas. É um esquema em cadeia e difícil de identificar, porque, ao usar a identidade de amigos ou familiares, quem recebe as mensagens não sabe que se trata de um ataque.

Há duas formas de se evitar este problema: estar atento e ser desconfiado – na internet, esta postura pode livrar-nos de bastantes burlas e fraudes – ou, segundo Rui Duro, responsável da Check Point, uma empresa especializada em cibersegurança, citado pelo Observador, criar um segundo código no WhatsApp. Assim, mesmo que o pirata informático tenha o código de seis digitos precisará de outro escolhido por ti e desta forma não conseguirá roubar a tua conta.

O método é simples: vais às definições do WhatsApp > Conta > Confirmação em dois passos e definir um código (pessoal e intransmissível) de seis dígitos.

Evita seres enganado e que outras pessoas sejam enganadas por piratas informáticos!