“Leva um casaco porque está frio!” é um clássico. Todas as mães, em todas as gerações, dizem isto aos filhos, mesmo quando se lembram de, quando eram filhas, insistirem consigo próprias que jamais diriam, um dia, esta frase aos seus próprios filhos. Nada a fazer! É mais forte do que as mães.

Como este há muitos outros clássicos. Também é um clássico as mães dizerem estas frases e os filhos não ouvirem. 😊

É, na verdade, como se existisse um muro de betão (betão armado) entre estas “coisas que as mães dizem” e os ouvidos dos filhos que não ouvem, apesar de inevitavelmente responderem, sempre, “sim, mãe!”


A par do “leva um casaco para não te constipares”, independentemente - é óbvio - da idade dos filhos, há outras frases “de mãe” igualmente boas e, sobretudo, muitíssimo repetidas e na maior parte das vezes, também, não ouvidas ou não cumpridas pelos filhos.


“Manda uma mensagem, quando chegares” é um outro exemplo. Como os filhos não ouvem ou se esquecem de dizer quando chegam aos sítios, as mães telefonam e eles não apreciam esta situação. Pois bem, paciência! Tivessem enviado a mensagem para não terem, ao pé dos amigos, o telefone a tocar com a palavra MÃE no ecrã, à vista de todos!


Um outro clássico é “só quando fores mãe ou pai é que vais perceber!” Pois é, também nos tínhamos prometido nunca dizer esta. Esta é que não queríamos mesmo dizer, nunca, porque é tão irritante ouvir isto. Só que, pelos vistos, há sentimentos que só se sentem, lá está, quando se é de facto mãe e quando se dá por ela estamos a repetir as frases e os avisos que não aguentávamos ouvir.


“Quando for assim, fala comigo” É óbvio que não falávamos 😊 e agora “achamos” que, como somos nós a dizer, os nossos filhos o vão fazer. Mesmo quando dizem que sim, que de uma próxima vez falam e resolvemos em conjunto, é claro que se esquecem ou pensam que sabem solucionar sozinhos.



E há mais! Muitas mais! E todas elas prometemos, insistimos, teimámos e jurámos que nunca íamos dizer, quando fossemos mães!!


“O que seria desta casa sem mim!”

“Quando trabalhares, depois fazes o que te apetecer!”

“Em casa, falamos!”

“Onde está a outra meia deste par?”

“Vou contar até 10 e depois voltas a falar como deve ser!”


e finalmente…..

Não fizeste mais do que a tua obrigação!” (esta é afugentável 😊)



Feliz dia da mãe para todas as mães que dizem estas coisas aos seus filhos, a vida toda