O ritmo de trabalho consegue ser alucinante. Há prazos para cumprir, coisas para organizar, ideias para ter, reuniões para fazer pontos de situação. No meio desta azáfama, o stress acaba por falar mais alto e isso pode mudar e muito a produtividade e o ambiente no local de trabalho, levando a que bons empregados se possam demitir.


Gerir bem as equipas e alimentar a produtividade e o bom ambiente são algumas das formas de manter os bons funcionários na empresa.


Não sobrecarregar os empregados


Dar muito trabalho aos teus empregados, especialmente aos bons, pode comprometer o desempenho da tua equipa. Não só diminui a produtividade, como cria a sensação que estás a punir os bons empregados por eles serem isso mesmo: bons.

Bons chefes sabem quais são as tarefas a priorizar e são corajosos o suficiente para dizer não a alguns projetos, mesmo que isso signifique dizer não aos seus próprios chefes, às vezes.


Confiar na equipa


Nunca sabemos tudo e estamos sempre prontos a aprender uns com os outros.
E isso passa também por confiares na tua equipa de trabalho. O envolvimento de todos num projeto e a valorização da opinião de cada um criam um ambiente de trabalho saudável. “Team work makes the dream work”, algo como “o trabalho de equipa faz um trabalho de sonho”.


Vida profissional vs. Vida pessoal


No trabalho, há uma linha que separa a vida profissional da pessoal, mas isso não significa que a nossa capacidade de cuidar genuinamente de alguém deixe de existir.

Um bom chefe tenta entender a situação pessoal de cada um, quer conhecer a história de vida do empregado para que possa ajudá-lo e sabe quando se distanciar quando o lado profissional e pessoal se começam a misturar.



A cultura do elogio


Hoje em dia, é muito mais fácil tecer uma crítica do que fazer um elogio. E, apesar de o nosso trabalho não poder depender de elogios, saber que estamos no caminho certo dá sempre um boost de energia e de motivação. É também importante reconhecer o valor do trabalho de cada um e demonstrá-lo. E bons chefes sabem isto muito bem.


Ser um bom chefe é uma escolha e pode ter tantos benefícios como simplesmente manter uma equipa coesa e feliz. São formas simples de criar um ambiente positivo e agradável, que faz com que os empregados sintam vontade de acordar todos os dias para irem para o trabalho.