Os ventos da mudança estão a chegar, rumo a um planeta com menos emissões de CO2. E tu podes embarcar nesta viagem, ao volante do novo EQA, o novo carro 100% elétrico da Mercedes-EQ, que promete manter toda a qualidade, tecnologia e design a que a Mercedes-Benz já nos habituou, sem comprometer a autonomia do veículo, em deslocações mais longas.


Sempre a inovar e com uma visão de futuro, onde a preocupação ambiental ocupa lugar de destaque, a Mercedes-Benz tem sido a mudança que quer ver no planeta. A caminho duma mobilidade CO2 neutra, a Mercedes-Benz já tem um percurso consolidado:

- a construção da primeira fábrica de automóveis, alimentada através de painéis fotovoltaicos, logo, sem emissões de carbono;

- o Mercedes-EQ Lounge, na Nazaré. Este espaço, que reforça o posicionamento da Mercedes-Benz no território das ondas gigantes, foi criado como representante dos valores de sustentabilidade da marca, utilizando na sua construção materiais reciclados ou provenientes da comunidade: madeiras que antes serviram para embarcações; restos de cordas que deram à costa; sulipas ao serviço das antigas linhas férreas do Oeste; madeiras provenientes de plantações de florestas sustentáveis. E, claro, a “portuguesa” cortiça.

Tudo no Mercedes-EQ Lounge, na Nazaré foi pensado para ter o menor impacto possível: o aquecimento interior é assegurado por uma salamandra, enquanto que o das águas sanitárias é feito por painéis solares. E a água das zonas técnicas e da rega é proveniente de cada pingo de chuva.

O projeto contempla ainda a preparação para, numa fase posterior, existir uma estação biológica de tratamento de águas cinzentas, produzidas pelo edifício, e que necessitam de tratamento específico.


O novíssimo EQA, o carro 100% elétrico da Mercedes-EQ, é mais um passo natural, nesta viagem em que a Mercedes-Benz embarcou há 10 anos.

À elegância, design desportivo e tecnologia, o novo EQA junta autonomia para 426 quilómetros, sem necessidade de carregamento.

Sempre que for preciso carregar a bateria, com o EQA, nunca foi tão fácil carregar baterias como agora: em casa, com a Mercedes-Benz Wallbox, ou em viagem nas inúmeras estações de carregamento disponíveis em centros comerciais ou estações de serviço, por exemplo.


Para carregar em casa

A Mercedes-Benz Wallbox Home transforma a tua casa numa estação de carregamento: graças ao potente sistema de carregamento de corrente alternada, o EQA carrega aqui com até 11 kW (trifásicos) – e, assim, com muito maior rapidez do que numa tomada doméstica convencional. Além disso, a Wallbox inteligente da innogy (eBox smart ou professional) permite-te controlar ou exportar os teus dados de carregamento, com toda a facilidade, através da respetiva aplicação.

Para carregar em viagem

Numa pequena pausa, em viagem, para um café e esticar as pernas, o serviço digital Mercedes me Charge permite-te aceder a uma grande variedade de estações de carregamento públicas em toda a Europa – incluindo, entre outras, as estações de carregamento rápido da IONITY, nas quais podes carregar o teu EQA, de 10 a 80 por cento, em aproximadamente 30 minutos, com até 100 kW. Além disso, com o Mercedes me Charge o teu carregamento é sempre ecológico, em qualquer país europeu. Por meio de garantias de origem de elevada qualidade, a Mercedes-Benz garante que as quantidades de energia carregada destinadas ao Mercedes me Charge provêm de energias renováveis.

Para saberes onde podes carregar

Os serviços remotos e de navegação tornam a condução elétrica confortável e eficiente. Assim, sabes sempre onde se encontram as estações de carregamento existentes nas proximidades ou ao longo de uma rota, para além de controlar a autonomia atual. A navegação com Electric Intelligence planeia automaticamente paragens de carregamento ao longo da rota. Além disso, a Mercedes me App permite-lhe aceder às definições de carregamento e à pré-climatização, mesmo estando fora do veículo.

Esclarecida a questão da autonomia, o EQA 100% elétrico é um carro onde não falta nada para o conforto e segurança de condutor e passageiros e nem para ao prazer de condução do condutor:

- Graças ao MBUX, consegues operar o teu EQA de forma inteligente e intuitiva com recurso aos ecrãs de alta resolução. Podes fazê-lo através de gestos, toques ou da própria voz. Além disso, o infotainment único é garantido pelas interfaces destinadas ao smartphone e aos meios digitais

- Dos bancos pneumáticos ao conforto do volante multifunções aquecido, passando pela iluminação ambiente, no EQA, a viagem já é a meta. Outras funcionalidades como, por exemplo, o Pack KEYLESS-GO ou HANDS-FREE ACCESS, conferem um caráter intuitivo e prático às mais diversas interações com o veículo

- Os sistemas de assistência ao condutor mais recentes do EQA pensam contigo, controlam o que se passa na estrada e podem reagir de modo automatizado. Tudo pensado para proteger os ocupantes do veículo e os restantes utentes da estrada, em diferentes situações.


Por tudo isto, o novo EQA, é um carro eletrizante, à primeira vista.

Mas o caminho da Mercedes-Benz, rumo a um futuro de mobilidade CO2 neutra, não se fica por aqui. A Mercedes-Benz tem o objetivo de, até 2039, tornar a sua frota de veículos CO2 neutra. Tem, por isso, uma longa viagem a fazer, para a qual estás, desde já convidado.

Novo EQA. Para uma nova Geração. Faça parte desta viagem.