São 138 anos de história que o Jardim Zoológico comemora, no dia 28 de maio! O Jardim Zoológico de Lisboa, tal como o conhecemos, já teve várias vidas e localizações.


Foi inaugurado em 1884, no Parque de São Sebastião da Pedreira, que foi cedido gratuitamente pelos seus proprietários, e foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica.


Na sua fundação, estiveram envolvidos vários nomes entre eles: Dr. Pedro Van Der Laan, José Thomaz Sousa Martins, o Barão de Kessler, Rei D. Fernando II (marido de Maria II, rainha de Portugal) e o zoólogo José Vicente Barboza do Bocage.


Depois, em 1894, o Jardim Zoológico de Lisboa foi transferido para os terrenos de Palhavã, onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian.

E foi em 1905 que se fixou na sua atual localização, na Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios. Estes terrenos já tinham algumas árvores e uma vasta área para os animais.



A presença de vários animais vindos de África e do Brasil contribuiu para que o Jardim Zoológico de Lisboa tivesse uma das coleções de animais mais vastas e diversificadas do mundo.


O Zoo foi acompanhando as transformações sociais de Portugal e sofreu algumas crises que serviram para o adaptar aos valores e às necessidades das épocas.

Hoje, o Jardim Zoológico tem um propósito diferente daquele que existia quando foi criado. Mais do que uma montra de animais, tem o compromisso de proteger e conservar a Natureza.

São cerca de 2000 animais, num conjunto de aproximadamente 300 espécies, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios, que fazem parte do Jardim Zoológico de Lisboa.


Parabéns ao Jardim Zoológico de Lisboa!