O Jardim Zoológico de Lisboa foi inaugurado há 137 anos!

O JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA FOI O PRIMEIRO PARQUE COM FAUNA E FLORA DA PENÍNSULA IBÉRICA


O Jadim Zoológico de Lisboa, tal como o conhecemos, já teve várias vidas e localizações. São mais de 100 anos de história que se comemoram hoje, dia 28 de maio.

Foi inaugurado em 1884, no Parque de São Sebastião da Pedreira, que foi cedido gratuitamente pelos seus proprietários, e foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica.


Na sua fundação, estiveram envolvidos vários nomes entre eles: Dr. Pedro Van Der Laan, José Thomaz Sousa Martins, o Barão de Kessler, Rei D. Fernando II (marido de Maria II, rainha de Portugal) e o zoólogo José Vicente Barboza do Bocage.


Depois, em 1894, o Jardim Zoológico de Lisboa foi transferido para os terrenos de Palhavã, onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian. Mas foi em 1905 que se fixou na sua atual localização, na Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios. Estes terrenos já tinham algumas árvores e uma vasta área para os animais.


A presença de vários animais vindos de África e do Brasil contribuiu para que o Jardim Zoológico de Lisboa tivesse uma das coleções de animais mais vastas e diversificadas do mundo.


O Zoo foi acompanhando as transformações sociais de Portugal e sofreu algumas crises que serviram para o adaptar aos valores e necessidades das épocas.


Hoje, o Jardim Zoológico tem um propósito diferente daquele que existia quando foi criado. Mais do que uma montra de animais, tem o compromisso de proteger e conservar a Natureza.


São cerca de 2000 animais, num conjunto de aproximadamente 300 espécies, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios, que fazem parte do Jardim Zoológico de Lisboa.


Parabéns ao Jardim Zoológico de Lisboa!


  • Partilha:

Top