Nascido em Idanha-a-Nova, o nosso querido colega João Porto faz hoje anos e nós fomos saber mais sobre ele.

Em primeiro lugar, há que dizer que, no distrito de Castelo Branco, Idanha-a-Nova é, para o João Porto, um dos lugares mais bonitos do mundo.

Muito ligado a esta vila, às tradições e à natureza que a rodeia, é na sua terra natal que o João se sente em casa. O cheiro da terra, a comida, os costumes e o ar puro daquelas bandas são o refúgio preferido do João Porto e são ainda a fonte de muita da sua energia.

Quando é para recarregar as baterias, o destino é Idanha-a-Nova! Sempre!



Aliás, um dia perfeito para o João é estar por lá a ouvir rádio… ou várias rádios. Sim, o João Porto tem a capacidade de conseguir ouvir várias rádios, quase em simultâneo, sem perder pitada de cada uma delas. Na verdade, encontra harmonia neste “exercício”. Ou seja, onde muitos encontrariam ruído, confusão de vozes e músicas em sobreposição, o João encontra ordem e sentido. Uma autêntica proeza!



Unido emocionalmente a Idanha-a-Nova, foi em Lisboa, no entanto, que se licenciou em Gestão, no ISEG, e foi também nesta cidade que começou a trabalhar. Durante algum tempo dividiu a sua vida profissional entre um Banco e a RFM até que a paixão pela rádio falou mais alto e o João Porto uniu-se, para todo o sempre, à rádio. A sua dedicação é de tal ordem forte que o João tem dificuldade em desligar-se do trabalho. Quem ama o que faz é assim!



Também as “engenharias” lhe correm nas veias. Desmontar equipamento, voltar a montar ou construir do zero são atividades que o João gosta muito de fazer.

Isto porque, para além da Gestão e da Rádio, o seu conhecimento e a sua experiência nesta área são grandes. E, por isso mesmo, dá conselhos com gosto a todos aqueles que o procuram sobre questões mais técnicas. De resto na tropa (em Mafra e em Abrantes) foi, claro, responsável pelo Batalhão de Comunicações.



As vocações do João não se ficam por aqui. Tem uma vasta sabedoria musical e conhece pormenores de bandas, de músicos e de músicas como ninguém.

E há mais! No Facebook do João pode ler-se “João Porto RFM (CT1EMX)”. Quer este enigma dizer que o João é radioamador e que “CT1EMX” é o seu “nome” na comunidade de radioamadores, uma paixão mais antiga ainda do que a da rádio!



O João é uma pessoa muito organizada e dizem-nos fontes muitíssimo próximas que uma das piores coisas que lhe podem fazer é retirar do sítio algo que estava organizado por si. Tal como tirar um CD da sua enorme coleção de discos e não voltar a colocá-lo no devido posto também é coisa que não lhe agrada muito!

Homem de família, o João precisa de saber que aqueles que lhe são próximos estão bem. A companhia preferida é a dos dois filhos, o Pedro de 24 e o João de 21 (em baixo, um pouco mais novos), e das duas sobrinhas. Se a isto se juntar um dia na natureza (aquela natureza que só existe em Idanha-a-Nova) e a rádio o João Porto tem um dia perfeito.



Dono de uma ótima memória, gosta de ir ao detalhe e ao pormenor quando conversa ou quando explica vários temas ou assuntos. É um conversador sensato e recatado, um colega amigo, um pai e um filho dedicado, mais preocupado com os outros do que consigo próprio.

O João Porto está na RFM desde o início da Rádio das Grandes Músicas. Fazia o Serra de Estrelas, de 2ª a 6ª, das 20h às 22h e, ao longo dos anos, têm sido muitos os programas da RFM que lhe passaram pela voz!



Muitos parabéns, João!


Que bom que é ter-te connosco na RFM!