A generosidade move montanhas. Ou fronteiras, como é este o caso.

De França para Portugal, chegou uma ajuda preciosa para os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.


Os dias quentes aproximam-se a passos largos e com eles podem surgir, infelizmente, os incêndios. Para os combater, os bombeiros precisam de fatos especiais de proteção cujos preços são avultados.

Para poupar os Bombeiros de Viana do Castelo deste encargo, o Groupe de Secours Catastrophe Français decidiu ajudá-los e ofereceu mais de 20 mil euros em equipamentos, o que equivale a mais de 68 fatos de nomex para combater os incêndios.

Segundo o comandante da corporação minhota, em declarações ao “Minho”, esta oferta foi uma grande ajuda, pois trata-se de fatos caros que teriam de ser comprados com o dinheiro da associação.



Esta não é a primeira vez que a corporação francesa ajuda os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo. Gentil Martins, um dos elementos da corporação francesa, nascido em Viana do Castelo, uniu esforço no início da pandemia e doou 35 mil máscaras e 700 litros de álcool gel a esta corporação.


Esta parceria entre os Bombeiros de Viana do Castelo e a corporação francesa nasce desta ligação que Gentil Martins tem à sua terra natal, e que muito tem ajudado estes portugueses.