Costuma dizer-se que o dinheiro não é sinónimo de felicidade. Há quem discorde e diga que, afinal, o dinheiro faz-nos mais felizes, uma vez que em certas situações ajuda (e muito!).


No entanto, em alguns países é fácil ser-se feliz com pouco dinheiro. Quem o diz é a Expensivity, um site especializado em dinheiro, que, com a ajuda de cientistas da Universidade Purdue, calculou o valor da felicidade.


Para tal, foram utilizados índices de poder de compra fornecidos pelo Banco Mundial e o custo de vida local para determinar os diferentes preços da felicidade pelo mundo.


Assim sendo, qual é o preço da felicidade em Portugal? Tendo em conta os cálculos, o valor para garantir a felicidade dos portugueses seria de 57 mil euros por ano.



Numa viagem pelo mundo, o preço da felicidade varia muito de país para país.


Os países onde é possível ser feliz com menos dinheiro, entre outros, são o Suriname, em que se alcança a felicidade com cerca de 5 mil euros por ano, Argentina e Angola, com cerca de 7 mil euros por ano, uma vez que, neste caso, são destinos com um baixo custo de vida.



Por outro lado, as Bermudas, a Austrália e Israel, entre outros, são os países onde é necessário mais dinheiro para se ser feliz, uma vez que são destinos com um custo de vida mais elevado.


Nas Bermudas, os habitantes garantiriam a sua felicidade com cerca de 118 mil euros por ano, na Austrália, o preço a pagar pela felicidade seria cerca de 111 mil euros por ano e em Israel, as pessoas seriam mais felizes com 107 mil euros por ano.



É evidente que o preço a pagar pela felicidade depende do país em que se vive, mas é certo que o dinheiro acaba por contribuir em muito para o bem-estar e o contentamento das pessoas.