Nasceu no dia do Santo e por isso mesmo se chama António. E é, tal como o Santo, de Lisboa. Nascido e criado no coração da cidade! Com sangue alentejano de Estremoz – de mãe e de pai – foi na cidade do Santo António que o António nasceu.

Como é o nosso diretor, fomos diretos à fonte - não nos ficaríamos nunca pela rama, tratando-se, no caso, do topo da hierarquia da RFM, esta incrível rádio - e conseguimos sacar autênticas delícias de todo um percurso de António Mendes.

Portanto, preparai-vos porque, conceito predicável “vos estis sal terrae” à parte, aqui vai uma homenagem ao António “pregada” também no dia de Santo António! Assim, não nos falte o dom da oratória, já que um “sermão” não será, certamente!

Não esquecer, porém, que vezes há em que nós, peixes, ouvimos o orador-diretor, mas sem sermão!



Foi, então, justamente no meio da capital que o António cresceu. Aluno do mítico liceu Camões, estudou sociologia no ISCTE, onde se licenciou.

Fez MBA em Gestão de Empresas e Mestrado, mais tarde, também em Gestão de Empresas, igualmente no ISCTE.

Homem dado ao estudo e à investigação - inquietação própria dos doutos - claro que só podia prosseguir nos graus académicos e, por isso, veio mais tarde, a fazer Doutoramento em Ciências Sociais no ISCSP/Universidade de Lisboa.

Se estudou em grandes e afamadas instituições académicas, é também noutra grande instituição que desempenha as suas funções profissionais: na RFM!

Entrou para a rádio no final dos anos 80 e é desde 2002 Diretor da RFM e também animador na nossa rádio, mas passou por outras funções. Foi produtor de conteúdos, responsável por estudos de mercado, Diretor de Marketing, sendo que a locução e a animação de rádio foram sempre uma constante.



É também DJ. De resto, foi como DJ que António Mendes ganhou o seu 1º ordenado à séria, ainda adolescente. Hoje em dia faz parte da dupla de Djs Rich & Mendes com várias atuações dentro e fora de Portugal!



Mas há mais! O António é também docente universitário no IADE - Creative University, orientador de teses e dissertações de mestrado e tem um livro editado na área do Branding. É ainda palestrante e dá aulas no centro de estudos aeronáuticos da Academia da Força Aérea.

Posto tudo isto, o António Mendes é certamente um homem com os dois hemisférios – direito e esquerdo – altamente desenvolvidos. Só assim se explica o jeito que tem, por um lado, para os números, dados, contas e feitos incríveis no Excel e, por outro, a facilidade com as letras. Escreve qualquer tipo de texto – spots, artigos de opinião, dissertações, relatórios, exposições – e aprende línguas com despacho.
O último feito nesta área é a aprendizagem, em formato autodidático, desde há um ano, de russo mais o seu complicado alfabeto cirílico.


Gosta de fotografia, tem uma câmara toda catita e tira altas fotografias! Neste território, tem também um grande sentido estético para planos, movimento, cores e equilíbrio. Deve ser mesmo aquilo dos hemisférios a bombarem ao mesmo tempo 😊




Mostrado que está o grande curriculum do António, há aqui créditos para mergulharmos nos tesourinhos que encontrámos e na imensidão de outras atividades a que é dado e foi dado!

Esperamos que esta nossa intrusão não nos valha, aqui aos peixinhos, um sermãozinho.


Como é bom de ver a rádio acompanhou-o desde sempre. Contou-nos uma fonte muito direta que, em miúdo, punha os amigos todos a brincar às rádios.

Organizava tudo, os microfones, a música, o que tinham de dizer e mobilizava a malta toda a fazer rádio e ele também. Cheira-nos que lhe nasceu aqui a veia para chefe!

Depois, no liceu Camões, fazia a “Sonora”, a rádio da escola que funcionava nos intervalos e, mais tarde, foi na RUT, Rádio Universidade Tejo, que deu asas à veia radiofónica até, depois, entrar na RFM, já adulto.

Se há rádio desde os primórdios da sua vida, também há música. Portanto, como ditava a moda nos anos 80, teve uma mítica banda de garagem. Os "Barões", assim se chamavam. Eram 4 e o António tocava viola baixo. Ensaiavam em vários locais e também no mítico espaço lisboeta “Cenófila”, por onde passaram grandes bandas como os Xutos e outras. Os "Barões" tocavam rock e compunham originais. Nada de covers ou similares! O António ainda hoje dá uns toques na viola baixo.

Portanto a pergunta impõe-se: para quando um solo só para nós??!!!



Também canta, se bem que só em jantares, e o momento alto é sempre a sua interpretação pessoal em versão inglesa desse grande sucesso português “pomba branca, pomba branca”.



As surpresas continuam!

Fez ginástica no Sporting e entrou em saraus. Aprendeu a andar de patins também no SCP, apesar de nunca ter jogado hóquei. Jogou andebol no CDUL e, mais tarde, veio a tornar-se um grande adepto do fitness.

Fez e faz RPM, Body Pump, Body Attack e anda de bicicleta. Mais recentemente, ganhou o hábito de se deslocar de casa para a rádio, e daqui de volta a casa, de bicicleta elétrica.

Teve a sua fase de skater e tem um skate no seu gabinete da RFM. E sim já andou de skate pelos corredores da rádio!! (Mais do que uma vez!!)



Sabe cozinhar e, em casa, faz muitas vezes o jantar para a família. Adora gastronomia portuguesa, em geral, e a alentejana tem um lugar especial à mesa.

Ainda assim, sardinhas assadas e frango na brasa são os seus pratos preferidos. E quem diz a verdade a mais não é obrigado!


Como adora viajar e já esteve nos continentes quase todos, em vários países, come praticamente tudo e não é esquisito com as comidas… mas quem lhe tira as belas sardinhas fresquinhas, assadas e tostadas em cima do pão tira-lhe uma boa dose de prazer gastronómico.




Tem jeito para a bricolage e entretém-se imenso a arranjar coisas em casa. Há pouco tempo, contaram-nos as tais fontes diretas, restaurou toda uma porta!

Já teve um cão e agora tem peixes num aquário. Detesta carros sujos por dentro e por fora… por dentro, então, nem se fala!

É fã do Tintin - se for em francês, melhor - e, claro, que tem todos os livros e edições especiais. Gosta de ver “Mayday, desastres aéreos” porque aprende, tal como nos vários episódios, a analisar os erros de forma a que não voltem a repetir-se.


Ainda falta mais este pormenor!

O António Mendes diverte-se, nas bombas de gasolina, a meter quantias estranhas tipo capicuas ou números crescentes e decrescentes ao ponto de levar os funcionários a questionarem se está tudo bem com a quantia com que abasteceu.



É um homem inteligente, astuto, aventureiro, multifacetado, experiente e é o nosso Diretor!


MUITOS PARABÉNS, ANTÓNIO!

GOSTAMOS MUITO DE TE TER CONNOSCO!

ISTO SEM TI NÃO ERA A MESMA COISA!




AHHH... E FELIZ DIA DE SANTO ANTÓNIO!!