Dia Mundial dos Beatles. Há 54 anos eles escreveram um clássico para a 1ª transmissão global da eurovisão

EM 1967 “ALL YOU NEED IS LOVE” ERA ESTREADO EM DIRETO PARA 400 MILHÕES DE ESPECTADORES

Teresa Lage

Há 54 anos no dia 25 de Junho de 1967, dias depois do lançamento do álbum “Sgt Pepper’s” os Beatles estreavam um novo single - “All you need is love” ao vivo em Londres, nos estúdios de Abbey Road, na primeira transmissão global de televisão da eurovisão

O programa transmitido por satélite chamava-se “Our World” (o nosso mundo) e foi visto por cerca de 400 milhões de pessoas em 19 países de 5 continentes.


“O nosso Mundo” foi o primeiro espetáculo internacional transmitido por satélite e incluía, além da atuação dos Beatles ( quase no final à 1h17') em representação da Grã Bretanha, participações da cantora de ópera Maria Callas e do pintor Pablo Picasso entre os 19 convidados representantes dos 19 países participantes (uma lista que não incluia Portugal)

Com duração de 2 horas e meia, “Our World” conseguiu a maior audiência de televisão até aquela data: cerca de 400 a 700 milhões de espectadores em todo o mundo

Idealizado pelo produtor da BBC Aubrey Singer, o projecto foi transferido para o União Europeia de Radiodifusão, mantendo, no entanto, Londres o controle da transmissão.

As regras básicas de“Our World” exigiam que nenhum político ou chefe de estado participasse na transmissão. Além disso, tudo tinha que ser "ao vivo", e não era permitido o uso de videotape ou filme. O programa contou com a participação de 10 mil técnicos, produtores e intérprete de 14 países.



A transmissão de “Our World” realizou-se em durante a guerra do Vietnam e incluiu uma atuação em direto dos Beatles em Londres, nos estúdios de Abbey road a quem foi pedido que escrevessem uma música com uma mensagem positiva. Foi assim que, poucos dias depois da edição do seu mítico álbum “Sgt Pepper´s Lonely hearts club band” John Paul Geroge e Ringo compuseram e estrearam aqui mais um dos seus grandes clássicos – “All You need is love”.

Para criar um ambiente de festa nesta transmissão ao vivo, os Beatles convidaram alguns seus amigos para os ajudarem nos coros – nada mais nada menos que os Rolling Stones, Eric Clapton, Marianne Faithfull, Keith Moon, Donovan e Graham Nash

Apesar de o programa ser originalmente transmitido a preto e branco, mais tarde, em 1995, para a série “Antologia dos Beatles” a atuação do grupo em 1967 foi, com base nas fotografias da altura, restaurada para filme a cores, revelando as os tons do flower power bem presentes nas roupas psicadélicas de todos os músicos – uma imagem perfeita da época que viria a ser referida como “Summer of Love”



A transmissão de "Our Word" ficou para a história essencialmente devido à atuação dos Beatles e à estreia do seu clássico “All You nees is love” e esta é, certamente, uma das razões pelas quais 25 de Junho é hoje assinalado um pouco por todo o mundo como “ Dia Internacional dos Beatles”!

#GlobalBeatlesDay


  • Partilha:

Top