Numa próxima ida a um restaurante, é possível que os menus já incluam vários tipos de insetos e até as prateleiras de um supermercado.


O consumo, a produção e a comercialização de insetos, como gafanhotos, larvas, grilos e besouros foram, esta segunda-feira, aprovados pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária, que incluiu Portugal no período transitório para a venda e consumo de sete espécies destes animais.


Entre as espécies aprovadas para consumo, estão dois tipos de grilos, dois de larvas, dois de gafanhotos e um besouro.



Para estes insetos estarem à disposição dos consumidores portugueses, têm de cumprir as regras do Regulamento de Novos Alimentos, no qual se lê que estes “bichinhos” têm de ser usados inteiros e moídos, como em farinha, e não vivos.


A aprovação para o consumo e a venda das espécies destes insetos, no nosso país, deu-se devido à apresentação de “um pedido de autorização de colocação no mercado para o inseto como novo alimento ou alimento tradicional, antes de 1 de janeiro de 2019” e à “colocação no mercado num país da União Europeia antes de 1 de janeiro de 2018”, tal como se lê na Lusa.


Assim sendo, mais cedo ou mais tarde, és capaz de te cruzar com estes animais em embalagens nos supermercados ou até mesmo numa saída para almoçar ou jantar fora.