Hakim é um polícia que, em apenas três dias, tem de se infiltrar na comunidade portuguesa para tentar desmantelar um gangue. Só que esta operação requer destreza e Hakim é um verdadeiro desastre ambulante e a sorte nunca está do seu lado, o que acaba por lhe atrapalhar os planos. O que este polícia não sabe é que está prestes a encontrar muito mais do que uma comunidade portuguesa: uma família.



“Opération Portugal” é uma comédia francesa de Frank Cimière, que estreou recentemente nos cinemas, e que está a dar que falar. Não pela sua história, mas pela quantidade de clichés e estereótipos que tem sobre os portugueses.

Pelo menos, as críticas remetem muito para esse sentido. No portal Allocine, o site Télérama descreve o filme como “um acumular de estereótipos sobre a comunidade franco-portuguesa".


Nesse mesmo site, “Opération Portugal” está com a média de 1,9/5 e conta com mais de 100 avaliações.
Há quem o apelide de “vergonhoso” para a comunidade portuguesa, e que remete sempre para as mesmas piadas sobre os portugueses. Apesar de serem mais as críticas negativas, também há, pelo meio, comentários positivos que consideram o filme engraçado.


A comédia é protagonizada pelo humorista D'Jal, e conta também com Pierre Azéma, Eric da Costa, Sarah Perles e Arnaud Toussain. Dos nomes que fazem parte do elenco, há um que salta à vista: o da atriz portuguesa Carmen Santos.