Há mais de um ano que milhares de discotecas, localizadas por todo o país, estão de portas fechadas. Já houve avanços e recuos para uma possível reabertura, mas, até ao momento, os empresários e os trabalhadores ainda não veem o dia em que podem voltar a reabrir as pistas de dança.


Só que agora surgiu uma proposta aprovada pela Câmara de Lisboa, que recomenda o Governo a reabrir as discotecas para as pessoas com certificados digitais de vacinação e mediante a apresentação de um teste negativo à Covid-19 – sendo que estas duas formas indicam que a pessoa se encontra, por um período de tempo, protegida contra o vírus.



A proposta enviada para o governo pede que se articule com a Direção-Geral da Saúde uma solução viável para os estabelecimentos de animação noturna, uma vez que isto pode impedir a realização de festas ilegais que se têm verificado pelo país fora.


Se há muitos locais que aguardam uma luz verde para receber os portugueses que se querem divertir ou dar um passinho de dança, a proposta aprovada pela autarquia de Lisboa pede que a reabertura se dê em setembro quando houver mais jovens já vacinados.


Neste momento, o governo autorizou a apresentação do certificado digital ou a apresentação de um teste negativo à Covid-19 para sair e entrar da Área Metropolitana de Lisboa e para eventos e espetáculos, casamentos, batizados, entre outros.


Perante estas medidas, as discotecas anseiam pelo dia em que a música volte a tocar na pista da dança e em que as pessoas dancem ao seu ritmo.