Atualmente, existem rankings para tudo e mais alguma coisa e, portanto, também há para os preços dos combustíveis.


Os preços do combustível em Portugal têm aumentado a olhos vistos, nos últimos tempos, e os portugueses vão com o coração apertado de cada vez que vamos abastecer o carro.



E isto é explicado pelo facto de, atualmente, Portugal ter a 8.ª gasolina e o 10.º gasóleo mais caros da União Europeia, e tal é comprovado pelos dados da Entidade Nacional para o Setor Energético, que remetem para outubro e dezembro do ano passado, e que comparam o preço do litro da gasolina 95 simples e do gasóleo simples com a média dos restantes Estados-Membros.


Assim, entre outubro e dezembro, abastecer o carro com gasolina, em Portugal, acarretou 17 cêntimos a mais do que nos restantes países da União Europeia.


Aqui, ao nosso lado, em Espanha, a gasolina 95 simples é 21 cêntimos mais barata e o gasóleo simples vai para os 16 cêntimos mais barato, na altura à qual os dados, divulgados esta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, se referem.


Por isso, não é assim de estranhar que muitos portugueses, que vivem perto da fronteira com Espanha, decidam ir ao país vizinho para abastecer o carro, já que por cá os preços já pesam bem na carteira.



Acima da gasolina 95 simples vendida em Portugal, está apenas aquela que foi vendida nos Países Baixos, entre outubro e dezembro, sendo que o gasóleo simples mais caro foi o da Suécia. Já a Bulgária continua a ser o país europeu onde é mais barato encher o depósito com gasolina 95 simples e gasóleo simples.