Mariana Martins é a primeira mulher licenciada em guitarra portuguesa

MARIANA MARTINS FOI A PRIMEIRA MULHER A ENTRAR NO CURSO DE GUITARRA PORTUGUESA E AGORA É A PRIMEIRA MULHER DO MUNDO LICENCIADA NESTA ARTE

Jéssica Santos


Mariana Martins contactou pela primeira vez com uma guitarra portuguesa quando andava no quinto ano e foi amor à primeira vista. Até então, nunca tinha pensado na música como uma forma de viver.


Mas foi aquele contacto com a guitarra portuguesa que ditou o início do seu percurso na música. Começou a tocar e a evoluir na sua arte. No final do 12.º ano, em 2017, na hora de escolher o curso para tirar, Mariana Martins não teve de pensar duas vezes. Foi fazer provas de acesso à Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco, naquela que é a única licenciatura em guitarra portuguesa do mundo, e obteve a melhor nota.
Com apenas 18 anos, Mariana Martins fazia história ao ser a primeira mulher a entrar neste curso e a primeira mulher a terminá-lo!

Hoje, quatro anos depois, volta a fazer história ao tornar-se na primeira mulher licenciada em guitarra portuguesa.



Um passo grande na cultura portuguesa. A guitarra portuguesa faz parte do ser português e, felizmente, são cada vez mais as mulheres a integrarem este mundo.


  • Partilha:

Artigos Recomendados
"Que barulho é este, na RFM?" ..."Que barulho é este, na RFM?" João Pinto ganhou 3.360€! O próximo a ganhar podes ser tu!maisEriksen e equipa médica que lh...Eriksen e equipa médica que lhe salvou a vida são convidados para a final do Euro 2020OS BILHETES FORAM OFERECIDOS PELA UEFA A CHRISTIAN ERIKSEN, À SUA MULHER E A SEIS MÉDICOSmaisPortuguês Pedro Pichardo alcan...Português Pedro Pichardo alcança melhor marca mundial do ano do triplo saltoO PORTUGUÊS ALCANÇOU MAIS UM GRANDE MARCO NA SUA CARREIRA E SEGUE CONFIANTE PARA OS JOGOS OLÍMPICOSmaisManuel Luís Goucha envolve-se ...Manuel Luís Goucha envolve-se nas autárquicas e é criticadoO APRESENTADOR DA TVI RECEBEU VÁRIAS CRÍTICAS NAS REDES SOCIAISmaisQuem gosta mais de chocolate: ...Quem gosta mais de chocolate: homens ou mulheres?HÁ QUEM NÃO PASSE UM DIA SEM COMER UM CHOCOLATINHO, MAS SERÁ QUE OS HOMENS SÃO MAIS GULOSOS? OU SÃO AS MULHERES?maisDesperdício alimentar combate-...Desperdício alimentar combate-se em evento solidário de tributo a Amália RodriguesA REFOOD DE CASCAIS ORGANIZOU UM CONCERTO SOLIDÁRIO DE TRIBUTO A AMÁLIA RODRIGUES PARA COMBATER DESPERDÍCIO ALIMENTARmaisEste verão junta-te ao projeto...Este verão junta-te ao projeto “Reciclar é a Nossa Praia” e ajuda o planetaAté 24 de julho junta-te à ação “Reciclar é a Nossa Praia” e faz a diferença na saúde dos mares e dos oceanosmaisProduzir bifes de origem veget...Produzir bifes de origem vegetal em impressoras 3D? Sim, já é possívelA TECNOLOGIA PERMITE CRIAR COISAS TÃO INÉDITAS COMO COMIDA EM IMPRESSORAS 3DmaisEm França, as pessoas vão ser ...Em França, as pessoas vão ser vacinadas nas praiasO GOVERNO FRANCÊS QUER PROTEGER A POPULAÇÃO DA VARIANTE DELTA E, POR ISSO, VAI INTENSIFICAR O RITMO DE VACINAÇÃO ATÉ NAS PRAIASmais
Top