A seguir ao ranking dos combustíveis mais caros da Europa, em que Portugal se situou nos primeiros cinco lugares, surgiu agora o ranking dos países europeus com mais restrições face à Covid-19.


É verdade que a Europa está a viver a quarta vaga da pandemia e, tal é explicado, pelo aumento abrupto de casos positivos no nosso país e em vários outros. Face a este aumento de casos, o governo tem imposto cada vez mais medidas, tanto ao nível de limitação de concelhos, recolhimento obrigatório e até para entradas em restaurantes e hotéis.



Ora, devido a tudo isso, Portugal ocupa o primeiro lugar da tabela dos países da União Europeia com mais restrições, de acordo com os dados do índice ”Stringency Index” da Universidade de Oxford.


Este mesmo índice mede o nível de restrições de cada país e atribuiu a Portugal um valor de 74,07, sendo que 0 é o menos restritiva e 100 o extremo oposto. Logo a seguir ao nosso país, surgem a Alemanha e a Moldávia, com um valor de 67,59.


O valor atribuído a Portugal tem por base nove métricas que são, por exemplo, o encerramento de escolas, encerramento de locais de trabalho, cancelamento de eventos públicos, restrições a reuniões públicas, encerramento de serviços de transporte público, indicações para ficar em casa, campanhas de informação pública, restrições aos movimentos internos e controlos de viagens internacionais.