Quando é hora de ir à casa de banho ou a um balneário, há um para homens e outro para mulheres, seja em centros comerciais, estádios de futebol, escolas, cafés, entre tantos outros locais.



Só que agora essa realidade pode estar prestes a mudar nas escolas. Recentemente, entrou um projeto de lei na Assembleia da República, que pede que as crianças e os funcionários das escolas possam escolher a casa de banho ou o balneário escolar, de acordo com o género com o qual se identificam mais.


Isto quer dizer que, com a aprovação deste projeto de lei, as casas de banho das mulheres podem passar a ser utilizadas por homens e os homens podem escolher utilizar a das mulheres.


A medida pretende criar um novo código de condutas nas escolas “do ensino pré-escolar, básico, secundário e superior”, que quer dar liberdade de escolha de casa de banho.


O projeto de lei em questão defende ainda que as escolas “devem adotar medidas que promovam a proteção adequada da identidade de género, expressão de género e das características sexuais das crianças e dos jovens".