O que não falta em Portugal são areais para estenderes a tua toalha. De Norte a Sul do país, tens sempre uma praia à tua espera para desfrutares do sol e de banhos bem frescos (depende da zona) no mar. No que toca à melhor praia portuguesa, este tema pode ser muito relativo, porque cada um tende a puxar a brasa à sua sardinha. Porém, o site internacional Culture Trip decidiu arriscar e elegeu as 10 melhores praias portuguesas.


  • Praia de Benagil, Lagoa

O site destaca a tranquilidade desta zona, por muitas das praias serem desertas e apenas acessíveis de barco. Aqui as arribas recortadas formam das grutas e algares mais bonitos do Algarve.


  • Praia da Marinha, Lagoa

A tranquilidade da Praia da Marinha é também um dos fatores a ter em conta, isto porque para lá chegar é preciso alguma destreza para descer a encosta. O esforço será sempre recompensado com as águas calmas e perfeitas desta praia.



  • Praia da Rocha, Portimão

Uma praia extensa perto de hotéis, cafés, restaurantes e bares e uma das mais conhecidas do país. A areia limpa e clara, as águas cristalinas que refletem todos os tons de azul e as rochas caprichosas são alguns dos fatores que fazem da Praia da Rocha uma das melhores do país.



  • Praia da Nazaré

Conhecida muito por causa do surf, devido às ondas gigantes, a praia da Nazaré guarda também em si alguns dos melhores restaurantes para comer marisco fresco e em conta.



  • Península de Tróia

Areias brancas, um oceano azul cintilante, pássaros majestosos e golfinhos descrevem bem a Península de Tróia. São mais de cerca de 25 km de comprimento, que se estendem desde a Comporta até à foz do estuário do Sado. É também conhecido como o “novo Algarve” por todas as suas qualidades.



  • Praia Zambujeira do Mar

O Alentejo tem, para além dos seus campos extensos, belas praias. A Praia da Zambujeira do Mar é o exemplo disso. É rodeada por falésias altas e banhada por um mar de ondulação forte, com boas condições para a prática de surf e bodyboard. Em agosto, regista uma maior afluência devido ao Festival Meo Sudoeste.



  • Praia do Guincho, Cascais

Entre Cascais e a serra de Sintra, está é uma praia popular entre os surfistas, devido à sua forte ondulação. E a sua beleza também não fica aquém. As dunas de areia branca contrastam com os contrafortes da Serra de Sintra, que se avistam ao fundo. Nas imediações, existem excelentes restaurantes especializados em peixe e marisco.



  • Portinho da Arrábida

A Serra da Arrábida esconde praias deslumbrantes ao longo da encosta. O Portinho da Arrábida tem das águas mais cintilantes e azuis do país e a areia mais branca.



  • Praia do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia

A Capela do Senhor da Pedra, que se ergue sobre rochedos, destaca-se no meio do areal enorme. A praia está muitas vezes deserta e oferece pores-do-sol excecionais.



  • Praia Formosa, Santa Maria, Açores

Aqui predominam os areais de cor negra de origem vulcânica, águas límpidas e pouco profundas e as colinas verdes, que fazem desta praia uma zona de lazer muito apreciada.