É sem dúvida uma voz inconfundível da rádio portuguesa! Este homem de princípios e com princípios espalha, ao microfone, aquela incrível magia da rádio que vem de sempre e fica sempre e se inova sempre. Quem sabe, sabe, e o José Coimbra é dos que sabem!



Nasceu pouco depois da meia-noite no dia 29 de julho, em Santarém, essa lindíssima cidade, coração do Ribatejo e capital do gótico, e lá cresceu, estudou, brincou, jogou, aprendeu, partilhou e começou também a fazer rádio!

O liceu que frequentou foi o mítico Sá da Bandeira e os tempos livres eram passados – sempre que não havia que estudar – a palmilhar a cidade em toda a sua grandeza e detalhe e a explorar as “barreiras” da encosta íngreme das Portas do Sol, ladeira abaixo. Sim!! O Zé Coimbra e os amigos aventuravam-se a este ponto.

Na verdade, a “exploração” era uma autêntica proeza aos olhos de hoje e aos olhos dos pais 😊 de então!



Senhor de um sentido de humor especial, satírico e bastante incisivo, usado, porém, com certa parcimónia, o Zé Coimbra faz-nos rir sempre quando menos estamos à espera. Já ele sabe bem o momento certo para fazê-lo. Esta busca pela altura certa revela bem os sentidos apurados do Zé Coimbra e o gosto pelo momento perfeito.

O Zé Coimbra é um homem, temos de dizê-lo, que busca a perfeição na sua profissão. É perfecionista, rigoroso, empenhado e só está satisfeito quando está verdadeiramente alinhado. Tem de acreditar naquilo que está a fazer e a dizer. Tudo tem de bater certo de forma criteriosa e ponderada. Se assim não for, volta a “desmanchar” e a construir desde o início. Entrega, sabedoria e experiência é no que dá!

Este homem talentoso e trabalhador tem, por todas estas razões, uma dedicação grande a praticamente tudo o que faz. Se não é a 100% não vale a pena! Portanto, ao longo da vida, na relação oportunidade vs opção ganha a convicção 😊

Vamos lá ver se assim não é!

À volta dos 17 anos, o Zé Coimbra frequentava os treinos de captação de um clube de futebol de Santarém. A dada altura, foi convidado para fazer umas horas de rádio na Rádio Piranha a cerca de 200 metros de sua casa, no centro histórico da cidade.

Isto porque um amigo, que lá trabalhava, pediu ao Zé, no mês de agosto, se poderia ajudar já que era tempo de férias. O Zé Coimbra foi. E assim começou a fazer rádio. E lá ia coordenando esta nova atividade com os treinos de futebol.



Certo dia, alguém faltou e pediram ao Zé Coimbra para fazer a emissão que começava às 19 horas. Exatamente a mesma hora a que os ditos treinos de captação começavam. O Zé escolheu a rádio. Não foi ao treino. Na verdade, nunca mais voltou aos treinos. Este foi o dia da grande opção!

Perdeu-se, com certeza, um grande talento futebolístico e ganhou-se, sem dúvida, um enorme comunicador e um gigante animador de rádio. Depois a Rádio Piranha passou de pirata a não pirata, o Zé continuou e foi por esta altura que fixou o seu nome artístico: José Coimbra.



Mais tarde, um outro amigo desafiou-o a ir ter com o Nuno Santos, já então uma grande referência na comunicação social para o Zé Coimbra. Ia abrir uma rádio jovem, a Energia, e nada melhor do que apresentar o Zé ao mentor desse novo projeto.

Assim foi. O Zé ficou de gravar áudios para entregar! Recorda-nos uma fonte bastante próxima que gravou imensos exemplos em busca do melhor, do mais bem feito, do mais perfeito para entregar.

E teve sucesso! Foi contratado para a rádio Energia, logo desde o seu início.

Após uns anos, surgiu o convite para vir para a RFM. E veio! Fez o Café da Manhã da RFM, líder de audiências durante 10 anos seguidos.



O Zé Coimbra está contigo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h, e à sexta feira é um dos elementos dos Fridayboyz, na RFM, a partir das 10h para o início de um grande fim de semana!



Sério no trabalho, focado, sem dar folga a entreténs e distrações, o Zé Coimbra faz, na RFM, aquilo que sabe fazer melhor: rádio! Mistura paixão com um apurado sentido de rigor. Equilibra a emoção com a razão, funde o pragmatismo com um toque de humor inesperado. Assim faz o Zé Coimbra rádio, com paixão e saber.



É fiel às suas opiniões, que constrói depois de ponderar os vários lados. Não é daqueles que tem uma opinião porque a maioria tem. Nada disso. Gosta de refletir e de pesar prós e contras. Todos conhecemos aquele olhar do Zé quando está a pensar, a avaliar, a pesar e prefere ainda não dar uma opinião. Lá está, ganha sempre a convicção! 😊

Tem bons amigos e é aquilo a que se pode chamar um solitário sociável. Preza muitíssimo os seus momentos, o seu sossego, as suas horas de descontração, de introspeção e de leitura. É também um pai orgulhoso da sua filha Leonor com quem passa bastante tempo de qualidade. Há valores que se passam de geração em geração e o Zé faz questão de fazê-lo na 1ª pessoa à sua filha.



Gosta de andar e de correr e vai ao ginásio sempre que pode… gostava de ir mais vezes, mas o tempo não estica… 😊

Ainda no desporto, o Zé Coimbra tem como referência o nº 1. Chama-se José Mourinho e protagoniza um estilo de liderança e uma atitude que o Zé aprecia. Portanto, todos sabemos que o Zé Coimbra se torna adepto do clube que o Zé Mourinho treina. Assim sendo, já foi do Porto, do Chelsea, do Inter de Milão, do Real de Madrid, do Manchester United, do Tottenham e agora é, naturalmente, do Roma! Acreditamos que não faltará muito para ter viagem marcada para a capital italiana… até porque já lá vão alguns anos e há que voltar!



Adora passar fins de semana fora. E gosta sobretudo de experiências diferentes. Diríamos, praticamente, opostas! Tão depressa passa um fim de semana num excelente hotel como se mete numa autocaravana e desce a costa vicentina. Glamping ou um resort top, praia ou campo, norte ou sul, ilhas ou penínsulas, litoral ou interior, planície ou serra. Gosta de momentos e de sítios variados porque de todos eles colhe muitas experiências que o enriquecem e o fazem crescer interiormente.



Participa com gosto numa boa conversa, se bem que escutar é um dos seus pontos fortes. Tem uma timidez entusiasta e um entusiasmo comedido. 😊



Gosta de favas, peixinhos da horta, caril, romã, papaia, melancia, verão, fotografia, livros, livrarias e museus. Acredita em vida extraterrestre e ia ao espaço na hora se Jeff Bezos o convidasse. Já, aqui na Terra, arranja sempre lugar à porta de todos os sítios a que vai. Diz ele que assim é porque acredita, bem lá no fundo, que estará um lugar à sua espera!



É uma pessoa especial de quem muito gostamos e que muito admiramos!


Parabéns, querido Zé Coimbra!


Que bom que é ter-te connosco!