A altura do verão é também sinónimo, para muitos, de altura de escaldões. Os cuidados com a pele devem ser redobrados, com muito protetor solar à mistura, mas ainda assim há quem não consiga terminar o verão sem um ou outro escaldão. Sabias que a hora a que fazes as tuas refeições também pode ter influência?


É o que diz um estudo americano que defende que os hábitos alimentares de cada um influenciam a sua tolerância ao sol. Ou seja, comer fora de horas tem impacto no relógio biológico da pele e na enzima que protege contra a radiação ultravioleta nociva do sol.



Assim, as conclusões deste estudo mostram que as pessoas que comem de noite podem ser mais vulneráveis a queimaduras solares e, consequentemente, a efeitos como o envelhecimento da pele e cancro da pele.


Para provar a eficácia destas conclusões, o grupo de investigadores resolveu alterar o horário de refeições de um conjunto de ratos e, no final, concluiu-se que os que receberam alimentos fora do seu padrão normal de alimentação sofreram mais danos na pele quando expostos à luz ultravioleta B (UVB) durante o dia.


Da próxima vez que fores apanhar sol, lembra-te que as idas aos frigoríficos a meio da noite podem não ser a melhor opção - por variadas razões mas mais aqui por te tornarem mais suscetível de apanhares um escaldão. Todos queremos ganhar uma nova cor, desde que não seja vermelha.