Os hábitos de consumo dos homens e das mulheres são diferentes e, por isso, representam diferentes emissões dos gases com efeito de estufa. Assim, quem polui mais? Homens ou mulheres?


Um estudo sueco publicado no Journal for Industrial Ecology conclui que são os homens que contribuem mais para a poluição, em comparação com as mulheres. Foram analisados apenas homens e mulheres solteiros - os casados acabam por produzir menos gases com efeito de estufa, porque partilham casa - e com base na realidade e cultura vivida na Suécia.

Assim, com base no consumo analisado, estima-se que um homem solteiro emite 10 toneladas de gases com efeito de estufa (GEE) por ano, e uma mulher solteira 8,5 toneladas.


Os fatores que mais contribuíram para este aumento da poluição foram alimentação, férias e mobiliário.

As mulheres gastam mais dinheiro em saúde, decoração e roupa; os homens, em combustível, restauração, álcool e tabaco, o que contribui com mais GEE.



Perante este problema, o estudo também apresenta soluções acessíveis e facilmente adaptáveis. Desde uma mudança na alimentação, mais compras em segunda mão ou dar preferência a outros meios de transporte. São várias as alternativas apresentadas para diminuir a pegada de carbono. Só depende de nós esta mudança importante.


Será que, em Portugal, os homens também poluem mais do que as mulheres?